Personalidades do mundo do vinho compartilham ideias sobre degustação, produção e o prazer de beber

por Redação
O vinho pode ser entendido por diferentes perspectivas: como expressão de um lugar, resultado do trabalho de quem o produz, exercício de percepção ou simplesmente uma bebida capaz de reunir pessoas. Ao longo do tempo, grandes nomes do setor colocaram em palavras algumas dessas ideias. Confira o que eles disseram:
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
“Um grande vinho deixa você com algo agradável. O vinho comum apenas vai embora.”
Maynard Amerine, pesquisador de vinhos
“Acredito que a responsabilidade do vinicultor é pegar essa fruta e colocá-la na garrafa como a expressão mais natural e pura daquele vinhedo, da variedade de uva ou blend, e da safra.”
Robert Parker, crítico de vinhos
LEIA TAMBÉM: 10 livros que ajudam a compreender o vinho
“A degustação apreciativa deve envolver um elemento de análise – mas não seja muito crítico, já que no mundo real da bebida a maioria dos atributos do vinho são apreciados, não desprezados.”
Andrew Jeffords, escritor sobre vinhos
“Mesmo que muitos vejam o vinho como sendo um assunto pretensioso, ou algo que apenas pessoas com muito dinheiro bebem, o vinho é feito para ser uma coisa comunitária que une as pessoas.”
Yannic Benjamin, sommelier