Conheça Castello Banfi Brunello di Montalcino DOCG 2017 AD 93 pts | RP 92 pts | JS 92 pts

por ADEGA Online
A vinícola Banfi foi criada pelos irmãos John e Harry Mariani, italianos criados nos Estados Unidos, nos anos de 1978. A Família Banfi, apesar da mudança para os Estados Unidos no pós guerra, tem tradição no comércio de vinhos no início do século 20, e foram importantes importadores de vinhos italianos para a América. Nos anos de 1983, acrescentaram à propriedade o Poggio alle Mura, um histórico castelo medieval que se tornou o símbolo da vinícola Banfi.
Os vinhedos da Banfi estão localizados numa zona montanhosa de declives moderados compostos de areia, calcário e argila sedimentar formada no período do Pliocénico marinho, cuja característica é a profundidade que tende a reter a umidade.
A vinícola Banfi sempre investiu fortemente na viticultura e enologia de Montalcino e promoveu inúmeros estudos dos solos da região e da sua uva patrimonial, a Sangiovese Grosso, e possui seu próprio sistema de plantio, o Banfi Alberello, formado por videiras baixas, de pouca ramagem e sem condução por arames e de limitadíssima produção de cachos por planta.
Destacado com AD 93 pts pela Revista ADEGA, o Castello Banfi Brunello di Montalciono DOCG 2017 é elaborado exclusivamente a partir de Sangiovese, com estágio de 24 meses em carvalho francês, sendo 80% em botti (grandes tonéis) e 20% em barricas pequenas.
A safra de 2017 foi reconhecidamente seca e com temperaturas elevadas, o que resulta em frutas vermelhas e negras de perfil mais maduro, mas com ótima acidez e taninos firmes e reativos, que trazem sustentação e equilíbrio ao conjunto. Potente e estruturado, tem final cheio e longo, com toques terrosos, de tabaco, de couro, de especiarias doces e de cerejas ao licor.
Paciência com ele na taça ou na garrafa, pois ainda está jovem e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 15 anos. Bem integrado, na degustação não aparenta ter potentes 15% de álcool.
+lidas

Gérard Basset irá produzir vinhos de châteaux desconhecidos

Produtores de Vinho do Porto declaram Vintage em duas safras seguidas

ProWine São Paulo 2025 abre credenciamento

Cupido na porta da Deutz anuncia a champagne do amor com obra de arte na rolha

Barricas híbridas unem madeira e pedra para renovar a experiência do vinho