Publipost: ADEGA Online Apresenta

Ícone Brunello: Banfi AD 93 pts

Conheça Castello Banfi Brunello di Montalcino DOCG 2017 AD 93 pts | RP 92 pts | JS 92 pts

Imagem Ícone Brunello: Banfi AD 93 pts

por ADEGA Online

A vinícola Banfi foi criada pelos irmãos John e Harry Mariani, italianos criados nos Estados Unidos, nos anos de 1978. A Família Banfi, apesar da mudança para os Estados Unidos no pós guerra, tem tradição no comércio de vinhos no início do século 20, e foram importantes importadores de vinhos italianos para a América. Nos anos de 1983, acrescentaram à propriedade o Poggio alle Mura, um histórico castelo medieval que se tornou o símbolo da vinícola Banfi.

Os vinhedos da Banfi estão localizados numa zona montanhosa de declives moderados compostos de areia, calcário e argila sedimentar formada no período do Pliocénico marinho, cuja característica é a profundidade que tende a reter a umidade.

A vinícola Banfi sempre investiu fortemente na viticultura e enologia de Montalcino e promoveu inúmeros estudos dos solos da região e da sua uva patrimonial, a Sangiovese Grosso, e possui seu próprio sistema de plantio, o Banfi Alberello, formado por videiras baixas, de pouca ramagem e sem condução por arames e de limitadíssima produção de cachos por planta.

Destacado com AD 93 pts pela Revista ADEGA, o Castello Banfi Brunello di Montalciono DOCG 2017 é elaborado exclusivamente a partir de Sangiovese, com estágio de 24 meses em carvalho francês, sendo 80% em botti (grandes tonéis) e 20% em barricas pequenas.

A safra de 2017 foi reconhecidamente seca e com temperaturas elevadas, o que resulta em frutas vermelhas e negras de perfil mais maduro, mas com ótima acidez e taninos firmes e reativos, que trazem sustentação e equilíbrio ao conjunto. Potente e estruturado, tem final cheio e longo, com toques terrosos, de tabaco, de couro, de especiarias doces e de cerejas ao licor.

Paciência com ele na taça ou na garrafa, pois ainda está jovem e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 15 anos. Bem integrado, na degustação não aparenta ter potentes 15% de álcool.

palavras chave

Notícias relacionadas