É um desafio, porém há vinhos que vão muito bem com esses clássicos natalinos
por André De Fraia
Panetone pode harmonizar muito bem com um Moscato d"Asti
Uma massa leve, perfumada com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate.
Panetone ou chocotone são acompanhantes clássicos do Natal brasileiro, porém, quando falamos de harmonizar as iguarias com vinho... o desafio é grande.
Como o bolo natalino é delicado – principalmente quando falamos no clássico de frutas cristalizadas – o vinho não pode se sobrepor ao sabor levemente adocicado do panetone.
A dica aqui é tentar vinhos leves como um Moscato d’Asti que possui o dulçor balanceado e menos borbulhas que um espumante. A delicadeza da bebida vai harmonizar com a delicadeza da comida.
Chocotones são um desafio para harmonização, como esse caseiro da famosa Palmirinha
Já para quem prefere o chocotone a dica é começar por buscar um que utilize chocolate com maior teor de cacau. Estes são menos difíceis de harmonizar do que os de chocolate ao leite que possuem muita gordura. Aqui a dica é um clássico Vinho do Porto. Não precisa buscar algo especial. Um porto Ruby com boa acidez e toques florais irá harmonizar muito bem.
De ótima tipicidade, mostra notas florais e de ervas frescas envolvendo sua fruta, lembrando maçãs, com vibrante acidez e textura firme e cremosa, que trazem equilíbrio ao seu dulçor. Nada enjoativo, é companhia ideal para sobremesas a base de frutas.
Mostra ameixas e cassis seguidos de notas de violetas e de especiarias doces, com textura firme, bom volume de boca e acidez refrescante, aportando equilíbrio ao conjunto.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui