Eleição aconteceu na Inglaterra e envolveu mais de 85 rótulos produzidos por famosos
por André De Fraia
O Porte Noire Rosé foi eleito pelos consumidores britânicos como o melhor vinho produzido por celebridades. A famosa marca de Provence é gerenciada pelo ator, produtor, diretor e músico Idris Elba, famoso pelo seu papel de Nelson Mandela no longa Mandela e por interpretar Heimdall no Universo Marvel.
Para chegar à conclusão o portal britânico Money utilizou as pontuações dadas por consumidores nas duas principais plataformas utilizadas no Reino Unido para avaliação de vinhos.
O pódio foi finalizado pela atriz Sarah Jessica Parker e seu Invivo X Sauvignon Blanc e o rapper Post Malone com o Maison No. 9 Rosé.
No top 10 ainda apareceram o cantor Jon Bon Jovi, o ator Brad Pitt, o chef e apresentador Gordon Ramsey e a cantora Kylie Minogue.
Hampton Water é o nome do vinho rosé que nasceu (em 2017) de uma parceria do cantor Jon Bon Jovi e seu filho mais velho Jesse Bongiovi, com o maior produtor biodinâmico do sul da França, Gérard Bertrand, no Languedoc-Roussillon.
Pai e filho foram para a França e por lá ficaram colhendo uvas, aprendendo processos e criando o vinho. Jon Bon Jovi afirma que, na verdade, é ele quem trabalha para o filho.
Nascido em 1962 na pequena cidade de Perth Amboy, New Jersey, na grande Nova York, o roqueiro passava verões no balneário de Hampton's, no norte do estado de Nova York. Dessas lembranças de dias ao sol e da preferência do músico pelos vinhos rosés vem o nome do vinho: Hampton Water.
ADEGA degustou recentemente o rótulo, da safra 2020, cuja importação acabou de chegar ao Brasil e na resenha Christian Burgos conta que esse rosé leva as variedades mais tradicionais do sul da França: Grenache, Cinsault, Mouvèdre e Syrah.
Mas o detalhe, não muito comum aos rosés do Languedoc, é que parte do vinho ficou por 2 meses em barricas de carvalho. "Capaz de encantar aos amantes de brancos e tintos por sua finesse", escreveu Christian, que atribuiu ao vinho 92 pontos.
Um detalhe interessante a ainda pouco comum por aqui: a tampa é de vidro com silicone, e o gargalo não possui cápsula, garantindo um visual elegante límpido.
Para ler a resenha completa e saber mais detalhes, é só clicar na garrafa:
+lidas
Os melhores vinhos Pinot Noir por até R$ 150
Mais do que o melhor: os excelentes vinhos do Duero, na Espanha
Qual o significado do vinho na Bíblia?
“As novas regras do vinho”: autor americano aponta 89 novas dicas para os amantes da bebida
Vinho português com nome inusitado esgota em apenas dois dias