Ela dá origem a tintos bastante aromáticos e frutados. Vinhas velhas fazem vinhos concentrados e complexos
por André De Fraia
A Mencía, uva que produz grandes vinho em Bierzo na Espanha
Fortemente ligada à região de Bierzo, na Espanha, a variedade Mencía é conhecida por ser bastante delicada e tem chamado a atenção de enólogos prestigiados que vêm produzindo grandes vinhos com ela
A casta muito provavelmente tem como seu berço – com o perdão do trocadilho – lá mesmo na região de Bierzo, noroeste da Espanha, embora não tenha sido mencionada nesta área até o final do século 19.
Mas há um pé português, um perfil de DNA revelou que a Jaen do Dão, também conhecida simplesmente por Jaen, é idêntica à Mencía.
Estudos mostram que a Mencía foi levada para o Dão por peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, que passa pela região de Bierzo.
Exames de DNA mostram que a Mencía e a Jaen do Dão são a mesma uva
A Mencía é principalmente cultivada na região de Castela e León e na Galícia, aparecendo também nas Astúrias e na Catalunha. É uma variedade importante nas Denominações de Bierzo, Ribeira Sacra, Monterrei e Valdeorras e autorizada também nas Rías Baixas e Ribeiro.
Tende a produzir tintos bastante aromáticos e frutados, mas também costuma ser usada em rosés.
A produção a partir de vinhas velhas em solos profundos, especialmente em Bierzo, tem dado exemplares mais concentrados e complexos.
Quer conhecer mais a Mencía? Clique aqui e veja os mais pontuados vinhos com a casta das maiores importadoras do país, abaixo algumas dicas de vinhos degustados por ADEGA.
Esse 100% Mencía vem da Galícia e mostra uma expressão distinta da tradicional Bierzo.
Esse Mencía também é da Galícia e leva um toque de Brancellao, Mouratón, Sousón e Garnacha que somadas representam 10% do vinho.
Para fechar um 100% Mencía de Bierzo sem passagem por madeira, aqui a casta está em sua plenitude.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui