Chamado Pangea, são produzidas apenas 2.500 garrafas e cada uma custa € 500
por Paula Daidone
Esta chegando no mercado o novo projeto de Michel Rolland, um uber-blend elaborado com castas de Bordeaux de cinco países diferentes do mundo. Chamado Pangea, são produzidas apenas 2.500 garrafas e custa € 500 cada uma. As variedade que compõe o corte são: Cabernet Sauvignon de Napa Valley; Merlot da margem direita de Bordeaux; Petit Verdot de Dehesa del Carrizal “Vino de Pago”, na Espanha; Cabernet Franc de Helderberg, na África do Sul, e Malbec de Vale de Uco, da Argentina.
Os vinhos são elaborados na origem e depois são enviados de navio para Napa Valley em recipientes individuais de dupla parede de aço inoxidável de 50 a 300 litros de capacidade. Nos EUA, são misturados e encaminhados para o envelhecimento. A ideia de criar um vinho de multi-terroris foi de Travis Braithwaite, parceiro de Rolland no projeto. “Quero mostrar a harmonia de reunir regiões que possuem sua própria história. São séculos de conhecimento e habilidades de algumas das zonas mais antigas do mundo”, explica Braithwaite.
Esse não é o primeiro projeto multirregional do mundo do vinho. Em 2010, James Suckling criou uma mistura chamada One Wine One World que reunia uvas da Califórnia, México, Hungria, Eslovênia, França e Itália. A Penfolds também tem a sua versão global, o Wines of the World, que contém uvas de Napa Valley e da Austrália. O próprio Pangea já lançou uma versão anterior. Em setembro de 2022, uma pequena quantidade da safra 2015 foi colocada no mercado. A safra 2016 será lançada oficialmente em maio de 2023, em um evento em Singapura.