por Redação
A função dos morcegos no combate contra os insetos no ecossistema dos vinhedos é formalmente reconhecido nas Regras para a Vinicultura Sustentável em Lodi (Califórnia, EUA) nas Práticas Sustentáveis de Vinicultura da Califórnia.
O morcego combate pragas e faz vinicultores economizarem nos custos de pesticidas |
O especialista em morcegos e palestrante convidado, Dr. Dave Johnston, resumiu os benefícios desses animais: "Todo morcego come o seu peso em insetos durante o período de crescimento". Johnston tem realizado pesquisas sobre morcegos e seus habitats.
"Para otimizar o habitat na vinícola para morcegos, você deve entender a história natural e os ciclos de vida dos morcegos na sua área e os ciclos de vida dos insetos que podem servir de alimento na vinícola".
Apesar de planos para construir casa de morcego, as que são fabricadas - e não são naturais, portanto - tiveram resultados variados. Mesmo sob boas condições, pode levar de um a quatro anos para esses animais habitarem a casa, e de 10 anos para uma colônia residente se estabelecer.
Johnston recomendou manter uma vegetação ribeirinha e carvalhos nas redondezas para prover lugares que sirvam de poleiros para os morcegos, os quais vão ocupar cavidades das árvores e abrigos sob as cascas delas durante o dia.
Os morcegos, em relação ao IPM em agricultura, têm sido estudados principalmente no Texas. Um estudo recente de quatro áreas agrícolas do Texas estima que o valor dos morcegos controlando insetos é por volta de US$ 8,5 milhões por ano.
Mais notícias sobre vinhos...
+ Exportações de vinho da Espanha aumentam, diz relatório da OeMy
+ Índia e União Europeia negociam para reduzir tributação sobre álcool importado
+ Vinícolas brasileiras irão exportar a mais 10 países após Vinexpo 2011
+ Vinícola brasileira colhe uvas a -9°C para produção de Icewine
+ Guia de vinhos espanhois será lançado nos EUA em formato digital