Mundo Vino

A nova Rueda

Denominação Rueda remodela seu sistema de classificação de vinhos


 

A região de Rueda na Espanha modificou todo o seu sistema de classificação de vinhos com a adoção de novas regras para vinhos premium e a autorização de novas variedades de uvas. O sistema de classificação aprovado inclui a criação de novas designações para vinhos premium: “Gran Vino de Rueda”, “Rueda Palido” e “Vino de Pueblo”.

LEIA MAIS

» Vinhos da Espanha

» Confira os vinhos de Rueda degustados pela ADEGA

A presidente da DO Rueda, Carmen San Martin, disse que as principais mudanças forneceriam diferenciação para atender às demandas do mercado e ofereceriam aos produtores novas oportunidades de fazer vinhos cada vez mais singulares, com valor agregado.

De acordo com as regras, os novos “Gran Vino de Rueda” serão produzidos a partir de videiras com pelo menos 30 anos de idade e com baixos rendimentos. Já para o “Vino de Pueblo”, 85% das uvas usadas terão de vir das aldeias ou municípios rotulados. Os vinhos tradicionais “Rueda Palido” são reconhecidos como feitos com produção orgânica e envelhecidos em barris de carvalho por pelo menos três anos.

Os vinhos Rueda respondem por cerca de 41% das vendas domésticas de vinho branco na Espanha, com as exportações globais representando cerca de 15% da produção em 2017. Para aumentar a proteção do consumidor, as classificações anteriores para vinhos tranquilos, incluindo “Rueda Verdejo”, “Rueda Sauvignon” e “Rueda”, foram fundidas em uma única classificação chamada “Rueda” sem a variedade.

As novas variedades de uva recém-aprovadas na região incluem Syrah, Viognier e Chardonnay. A DO Rueda disse que as novas variedades de uvas foram aprovadas após testes que mostraram sua capacidade de se adaptar ao solo e ao clima da região.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 22 de Setembro de 2020 às 18:00


Mundovino rueda vinho

Artigo publicado nesta revista

Os blends mais famosos

Revista ADEGA 171 · Janeiro/2020 · Os blends mais famosos

15 combinações clássicas das principais regiões do mundo