Restaurante

O restaurante pode cobrar a troca de um vinho com defeito?

Vinho com defeito ou apenas ruim? Caso realmente a bebida esteja estragada o estabelecimento deve sugerir uma nova opção

por Arnaldo Grizzo

Fique atento as dicas do sommelier para saber se o vinho está com defeito ou não

Trocar um vinho estragado sem custo adicional é obrigação do restaurante. Caso não haja outras garrafas do mesmo rótulo, peça a carta novamente para escolher outro.

É de bom grado perguntar a opinião do sommelier para que ele verifique se há mesmo algum defeito. Caso ele discorde, provavelmente lhe aconselhará a escolher outro rótulo, em vez de simplesmente abrir outra garrafa do mesmo, pois acreditará que o problema não está no vinho, mas no seu gosto. Mesmo neste caso, é provável que o restaurante dê razão ao cliente e não cobre pela troca.

Leia mais:

Como identificar um vinho estragado?

11 dicas de como comportar-se em um jantar a trabalho

Como funciona o trabalho do sommelier no restaurante?

Se o vinho escolhido não apresenta defeitos, mas você não gostou, o restaurante não tem obrigação de trocar. Se foi o sommelier quem escolheu e ele percebeu sua insatisfação, talvez ofereça a troca. Se isso ocorrer, é de bom grado escolher outra garrafa com a mesma faixa de preço para que não passe a impressão de que você se arrependeu do valor.

palavras chave

Notícias relacionadas