24.Jul - OIV institui novas normas para concursos

OIV institui novas normas para concursos de vinho


O texto da OIV busca padronizar os critérios nos concursos
Os membros da organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) acabam de instituir novas normas para os concursos internacionais de vinhos e bebidas de origem vitivinícola.

Em substituição às regras aprovadas em 1994 e 1999, os novos textos respondem à necessidade de se adaptar as normas à realidade atual dos concursos vinícolas.  A incorporação de ferramentas para o tratamento estatístico de dados para degustação, incluindo peritos consumidores como membros de júris, ou a inclusão de comentários após as degustações são algumas das novas práticas que passam a valer sob a égide da nova legislação.

Nota-se, ainda, um grande esforço da OIV para conceber e aprovar - em colaboração com a União Internacional de Enólogos - uma ficha de degustação unificada, e para definir detalhadamente as categorias descritivas (intensidade, honestidade, qualidade, persistência...) utilizadas nessas fichas. Tudo com o objetivo de fornecer aos organizadores das competições, aos jurados, às vinícolas e aos consumidores critérios padronizados de avaliação.

O primeiro documento aprovado define os princípios gerais pelos quais um concurso pode adquirir o rótulo de "reconhecido" pela OIV, enquanto o segundo estabelece as exigências técnicas que o vento deve cumprir para receber esse reconhecimento.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinícola gaúcha faz uso de Programa de Qualidade para orientar produtores

+ São Joaquim e Bento Gonçalves amanheceram com temperaturas negativas

+ Vinícola californiana recebe certificado por sustentabilidade

+ O Melhor Vinho do dia: Um elegante rosé para Alain Prost!

+ Richard Sands é o homem mais influente do mundo do vinho

Da redação

Publicado em 24 de Julho de 2009 às 10:46


Notícias