Região de Piemonte é uma das mais clássicas do vinho italiano e casa de grandes ícones do mundo
por Redação
Piemonte disputa com Toscana a primazia de produzir os melhores vinhos da Itália. Situado na porção mais ocidental da Itália, fazendo fronteira com a França, Piemonte é uma das principais regiões do mundo do vinho e responsável por grandes ícones.
O Piemonte produz cinco vinhos DOCG (Vinhos de Denominazione di Origine Controllata e Garantita), a elite dos vinhos italianos, são eles: Barolo, Barbaresco, Gattinara, Asti, Brachetto D' Acqui. Além desses, também saem da região 42 vinhos DOC (Denominazione di Origine Controllata) e vários Vini da Tavola de boa qualidade.
A Nebbiolo é a uva símbolo, mas também há plantação expressiva de Barbera (a variedade mais plantada em toda a Itália), Brachetto, Dolcetto, Grignolino, Freisa e, em menor escala, algumas cepas francesas, como a Cabernet Sauvignon. As principais castas brancas são Arneis, Cortese, Moscato Bianco, Malvasia, Erbaluce e Chardonnay.
As uvas tintas representam dois terços da produção da zona. O Piemonte produz atualmente cerca de 300 milhões de litros de vinho por ano em sua área de 58 000 ha. plantada de vinhedos.
No carrossel abaixo você encontra os melhores tintos Piemonte degustados por ADEGA: