Os melhores

por Redação

No início de 2011, ADEGA brindou seus leitores com uma seleção especial dos 100 melhores vinhos que degustamos e mais gostamos no período de um ano e, diante de tão boa repercussão entre os leitores, resolvemos repetir a dose. Novamente selecionamos os melhores entre as centenas de vinhos avaliados pela equipe de especialistas da revistas (a saber: nossos editores de vinho Luiz Gastão Bolonhez, Sílvia Mascella Rosa e Eduardo Milan, além dos colaboradores Hong Sup Kim e Juliana Trombeta Reis - que agora também terão a companhia de Vanessa Sobral). Assim, escolhemos espumantes, brancos, rosés, tintos e doces por categorias de preço, além de apontar os melhores "Best Buy" e os vinhos inesquecíveis, hors-concours.

Fazer esta seleção não é simples, ainda mais em um país com uma oferta tão variada de rótulos, e torcemos para que esse trabalho fique cada vez mais complicado (e ao mesmo tempo prazeroso), pois o levantamento e análise dos números da importação de vinhos no Brasil, realizado por nosso colaborador e consultor Adão Morellatto, constata novo crescimento no mercado brasileiro. Em nossas páginas, você poderá constatar que o vinho está definitivamente encontrando seu lugar junto aos brasileiros com a análise de números realmente recentes: o fechamento de 2011.

Esta edição chega em um momento especial e sugerimos diversos passeios para você aproveitar a colheita em nosso país. A safra, que ocorre nos meses de verão, é o melhor momento para visitar as regiões produtoras. Nelas é possível fazer o chamado "turismo dos sentidos", vivenciar uma experiência riquíssima podendo colher uvas, degustar grandes vinhos, desfrutar de ótima gastronomia e deslumbrar-se com paisagens estonteantes e situações únicas.

Únicas como os vinhos de Chablis, a região sinônimo de alguns dos melhores Chardonnay do mundo. Além de apresentarmos um panorama do lugar, selecionamos bons exemplares para você experimentar a personalidade do terroir nessa parte da França. Ainda desembarcamos na Normandia para falar de uma bebida tradicionalíssima por lá: Calvados - retratado no retorno da seção Outras Bebidas na pena de Cesar Adames, um dos maiores especialistas do Brasil no assunto. Ainda em solo francês, seguimos para Bordeaux para contar a história do Château Lynch-Bages, talvez a principal estrela entre os Cinquième Cru. Ficamos felizes em constatar que 2012 já desponta como um grande ano, sobretudo para os amantes dos bons vinhos!

Boa safra e grandes vinhos em 2012,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas