Pesquisa mostra que bebedores de vinho branco servem-se de taças mais generosas

Pessoas também se servem de porções mais generosas quando estão segurando a taça na mão do que quando sob a mesa

por Redação

vinho branco

Um estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mostrou o que o tamanho e o formato da taça, assim como a cor do vinho influenciam na quantidade de vinho que as pessoas bebem.

Os participantes da pesquisa foram convidados a se servirem do que eles consideravam uma “medida normal”, utilizando diferentes tipos de taças. Quando colocavam vinho branco em uma taça transparente percebeu-se que serviam 9% mais do que quando serviam vinho tinto, que tem um maior contraste de cores com o vidro. Os participantes também serviam cerca de 12% mais vinho em uma taça grande de em uma padrão.

Diante desses resultados Doug Walker, principal autor do estudo, afirmou: "Se você perguntar a alguém o quanto ele bebe e tentar relatar em número de taças, não teremos um medida certa. A medida de ‘duas taças’ de uma pessoa é totalmente diferente de duas para outra". Segundo ele, isso também pode influenciar resultados pesquisas que medem o consumo de álcool.

Os resultados foram publicados na revista Substance Use & Misuse com o intuito de demonstrar a necessidade de educar as pessoas sobre como medir uma porção adequada de bebida. O estudo constatou que o design de uma taça de vinho e a forma como é segurada também podem determinar o quanto as pessoas consomem de bebida. Quando a taça é maior do que a convencional, ou está sendo segurada (em vez de ser servida sob a mesa), ou tem baixo contraste de cor, as elas tendem a consumir mais.

Quando as taças eram mais bojudas, os participantes serviram 11,9% a mais de vinho. Os entrevistados também serviram 12,2% mais vinho quando estavam segurando suas taças, em comparação com as taças que foram colocadas sobre a mesa. Quando havia pouco contraste entre o vidro e a bebida (vinho branco em um vidro transparente), os participantes serviram 9,2% mais do que quando havia alto contraste (vinho tinto em um vidro transparente).

palavras chave

Notícias relacionadas