Mundovino

Peter Gago é o Homem do Ano 2021

Revista britânica Decanter revela o vencedor de sua principal honraria

por Redação

Peter Gago, enólogo-chefe da australiana Penfolds, foi anunciado como o ganhador do prêmio Hall da Fama deste ano da revista Decanter. Ele é o 38º a receber a honraria, anteriormente denominada como “Homem do Ano”.

Peter Gago, enólogo-chefe da australiana Penfolds, é o "Homem do ano" pela revista Decanter

Peter Gago, enólogo-chefe da australiana Penfolds, foi anunciado como o ganhador do prêmio Hall da Fama deste ano da revista Decanter. Ele é o 38º a receber a honraria, anteriormente denominada como “Homem do Ano”.

» Conheça a impressionante sala de barricas da Rocca di Frassinello

“Nosso prêmio reconheceu muitas das figuras eminentes do mundo do vinho ao longo dos anos, e não havia nenhuma dúvida em nossas mentes de que Peter merece muito a honra. Sua administração da Penfolds fez com que a empresa e seus vinhos se tornassem cada vez mais fortes. Um vencedor digno”, disse Chris Maillard, editor-chefe da Decanter. 

Gago iniciou sua carreira como professor após se formar em matemática e ciências. Durante seus anos de ensino em Melbourne, um interesse crescente por vinhos o levou a mudar de profissão. Ele cursou o segundo grau em enologia e acabou ingressando na Penfolds em 1989 como produtor de espumante. Em 2002, Gago sucedeu a John Duval como enólogo-chefe.

Este ano, pela primeira vez, a Decanter também concedeu o prêmio “Estrela em ascensão”. O vencedor foi o Dr. Axel Marchal, professor do Instituto de Ciências do Vinho e da Vinha da Universidade de Bordeaux (ISVV) e consultor de 24 vinícolas na França – discípulo do falecido enólogo francês e professor de enologia Denis Durbordieu. “Estamos ansiosos para olhar para o futuro do vinho, então lançamos o prêmio para homenagear aqueles que vão fazer uma diferença real. Nosso júri considerou que Marchal é uma dessas pessoas, e estamos ansiosos para ver o que, sem dúvida, será uma carreira que vai alcançar níveis ainda maiores”, afirmou Maillard.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas