Enoarquitetura

Conheça a impressionante sala de barricas da Rocca di Frassinello

Espaço de 40 por 40 metros quadrados, tem capacidade para 2.000 barricas


Rocca di Frassinello exalta sua impressionante sala de barricas

A impressionante sala de barricas da Rocca di Frassinello

A vinícola Rocca di Frassinello, localizada na colina em frente à cidade de Giuncarico, no município de Gavorrano, na região de Maremma, Itália, é uma joint venture entre Castellare di Castellina e Domaines Barons de Rothschild-Château Lafite.

Fruto da amizade entre Paolo Panerai e o barão Eric de Rothschild, ela foi inaugurada em 21 de junho de 2007 – o solstício de verão, momento propício para celebrar um de seus pontos centrais, sua portentosa sala de barricas. 

Projeto da Rocca di Frassinello

Renzo Piano foi o arquiteto responsável pelo projeto

O arquiteto responsável pelo projeto foi o mundialmente famoso Renzo Piano – que, entre outras obras de destaque criou o Centro Georges Pompidou, em Paris. Além de amigo de Panerai, o arquiteto vem de uma família de produtores de vinho, especialmente Dolcetto. Para Rocca di Frassinello, ele concebeu uma vinícola funcional, mas, ao mesmo tempo, impressionante e, pode-se dizer, um pouco “fora do padrão”. 

Normalmente, as vinícolas se caracterizam por um desenvolvimento progressivo e horizontal das instalações para acompanhar o ciclo de produção. Piano revolucionou esse conceito, priorizando a questão de o que realmente seria o coração de uma vinícola. Assim, elegeu a cave, onde vinho estagia, permanecendo em barricas ou garrafas, como ponto-chave. Dessa forma, a sala de barricas foi instalada em uma posição subterrânea central, tornando possível manter naturalmente a umidade e a temperatura estáveis. 

Construiu-se um imponente espaço de 40 por 40 metros quadrados com capacidade para 2.000 barricas, com uma laje enorme que se mantém sem ser sustentada por quaisquer colunas. Ao redor, a distribuição de todos os aspectos do ciclo de produção se desdobra. Os tanques de aço estão distribuídos nos dois lados da área e acima de cada um fica uma calha que se abre para o telhado. 

A Rocca di Frassinello

O design da vinícola tende a ser o mais eficiente e racional possível

Durante a vindima, as uvas trazidas em caixas para as mesas de seleção caem dessas calhas por gravidade para as cubas de fermentação, evitando assim a utilização de bombas. Nos outros dois lados estão as outras partes da produção: engarrafamento, armazenamento, armazém e logística.  

Arquitetura e arte

O desenho tende a ser o mais eficiente e racional possível, sem mármore ou luxos, com paredes de concreto aparente e um layout inovador.

Assim, em Rocca di Frassinello, os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo, da arquitetura contemporânea da adega de Renzo Piano à exposição de Italo Rota – Os Etruscos e o Vinho em Rocca di Frassinello – localizada dentro da vinícola, cujos achados arqueológicos comprovam a história vitivinícola ancestral do lugar. A degustação de vinhos ocorre no pavilhão onde a obra o “Êxtase da Uva” (Rapture of the Grape) é exibida. 

os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo com estruturas etruscas

Os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo com estruturas etruscas

Criada por David LaChapelle – fotógrafo e artista americano de origem lituana e ex-aluno de Andy Warhol –, ela representa, em cores quentes e vivas, o êxtase das uvas da vinha ao espírito, numa ode ao vinho que salva e ilumina, como o divino e como a arte. “Só tenho de expressar de forma pictórica todo o respeito pelo vinho e pela sua história, bem como pela estética, humildade e busca da perfeição, idêntica à da criação artística, que senti entre as pessoas que trabalharam na vinícola desenhada por Renzo Piano”, afirmou LaChapelle. 

Segundo Paolo Panerai, Rocca di Frassinello é um projeto contínuo, que hoje contempla perto de 90 hectares de vinhedos plantados com castas igualmente divididas: 50% italianas e 50% francesas. Dessa junção e de sua monumental sala de barricas, saem grandes vinhos toscanos. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Assine ADEGA

Arnaldo Grizzo

Publicado em 17 de Novembro de 2021 às 11:00


Vinícolas do mundo Rocca di Frassinello Arquitetura Vinho Vinícola Itália Maremma Domaines Barons de Rothschild-Château Lafite