• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Enoarquitetura

    Conheça a impressionante sala de barricas da Rocca di Frassinello

    Espaço de 40 por 40 metros quadrados, tem capacidade para 2.000 barricas

    por Arnaldo Grizzo

    Rocca di Frassinello exalta sua impressionante sala de barricas

    A impressionante sala de barricas da RoccadiFrassinello

    A vinícola Rocca di Frassinello, localizada na colina em frente à cidade de Giuncarico, no município de Gavorrano, na região de Maremma, Itália, é uma joint venture entre Castellare di Castellina e Domaines Barons de Rothschild-Château Lafite.

    Fruto da amizade entre Paolo Panerai e o barão Eric de Rothschild, ela foi inaugurada em 21 de junho de 2007 – o solstício de verão, momento propício para celebrar um de seus pontos centrais, sua portentosa sala de barricas. 

    Projeto da Rocca di Frassinello

    Renzo Piano foi o arquiteto responsável pelo projeto

    O arquiteto responsável pelo projeto foi o mundialmente famoso Renzo Piano – que, entre outras obras de destaque criou o Centro Georges Pompidou, em Paris. Além de amigo de Panerai, o arquiteto vem de uma família de produtores de vinho, especialmente Dolcetto. Para Rocca di Frassinello, ele concebeu uma vinícola funcional, mas, ao mesmo tempo, impressionante e, pode-se dizer, um pouco “fora do padrão”. 

    Normalmente, as vinícolas se caracterizam por um desenvolvimento progressivo e horizontal das instalações para acompanhar o ciclo de produção. Piano revolucionou esse conceito, priorizando a questão de o que realmente seria o coração de uma vinícola. Assim, elegeu a cave, onde vinho estagia, permanecendo em barricas ou garrafas, como ponto-chave. Dessa forma, a sala de barricas foi instalada em uma posição subterrânea central, tornando possível manter naturalmente a umidade e a temperatura estáveis. 

    Construiu-se um imponente espaço de 40 por 40 metros quadrados com capacidade para 2.000 barricas, com uma laje enorme que se mantém sem ser sustentada por quaisquer colunas. Ao redor, a distribuição de todos os aspectos do ciclo de produção se desdobra. Os tanques de aço estão distribuídos nos dois lados da área e acima de cada um fica uma calha que se abre para o telhado. 

    A Rocca di Frassinello

    O design da vinícola tende a ser o mais eficiente e racional possível

    Durante a vindima, as uvas trazidas em caixas para as mesas de seleção caem dessas calhas por gravidade para as cubas de fermentação, evitando assim a utilização de bombas. Nos outros dois lados estão as outras partes da produção: engarrafamento, armazenamento, armazém e logística.  

    Arquitetura e arte

    O desenho tende a ser o mais eficiente e racional possível, sem mármore ou luxos, com paredes de concreto aparente e um layout inovador.

    Assim, em Rocca di Frassinello, os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo, da arquitetura contemporânea da adega de Renzo Piano à exposição de Italo Rota – Os Etruscos e o Vinho em Rocca di Frassinello – localizada dentro da vinícola, cujos achados arqueológicos comprovam a história vitivinícola ancestral do lugar. A degustação de vinhos ocorre no pavilhão onde a obra o “Êxtase da Uva” (Rapture of the Grape) é exibida. 

    os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo com estruturas etruscas

    Os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo com estruturas etruscas

    Criada por David LaChapelle – fotógrafo e artista americano de origem lituana e ex-aluno de Andy Warhol –, ela representa, em cores quentes e vivas, o êxtase das uvas da vinha ao espírito, numa ode ao vinho que salva e ilumina, como o divino e como a arte. “Só tenho de expressar de forma pictórica todo o respeito pelo vinho e pela sua história, bem como pela estética, humildade e busca da perfeição, idêntica à da criação artística, que senti entre as pessoas que trabalharam na vinícola desenhada por Renzo Piano”, afirmou LaChapelle. 

    Segundo Paolo Panerai, Rocca di Frassinello é um projeto contínuo, que hoje contempla perto de 90 hectares de vinhedos plantados com castas igualmente divididas: 50% italianas e 50% francesas. Dessa junção e de sua monumental sala de barricas, saem grandes vinhos toscanos. 

    » Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

    Assine ADEGA

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoItáliaArquiteturaVinícolaMaremmaDomaines Barons de Rothschild-Château LafiteRocca di Frassinello

    Notícias relacionadas

    Patriarca da família, o “Comodoro” Cornelius Vanderbilt, foi o homem mais rico da América e provavelmente do mundo

    Como a Biltmore Estate se tornou referência em vinhos nos Estados Unidos

    Imagem Por que os Vinhos da Domaine de La Romanée-Conti são tão cobiçados?

    Por que os Vinhos da Domaine de La Romanée-Conti são tão cobiçados?

    O Château L’Évangile em Pomerol, Bordeaux

    A história de um “Premier Cru” do Pomerol

    Imagem Vinícola Lahofer, arquitetura, cultura e vinho na República Tcheca

    Vinícola Lahofer, arquitetura, cultura e vinho na República Tcheca

    Imagem Como uma adega juntou duas vinícolas e criou uma das mais belas arquiteturas do mundo do vinho

    Como uma adega juntou duas vinícolas e criou uma das mais belas arquiteturas do mundo do vinho

    Imagem Tenuta Ammiraglia tem linhas que integram a paisagem de Maremma

    Tenuta Ammiraglia tem linhas que integram a paisagem de Maremma

    Imagem Pieropan exibe sua nova vinícola subterrânea na Itália

    Pieropan exibe sua nova vinícola subterrânea na Itália

    Imagem Vinícola com design moderno esconde detalhes minimalistas e uma cave de 200 anos

    Vinícola com design moderno esconde detalhes minimalistas e uma cave de 200 anos

    Imagem Ao sabor das estações, Vivalti dá seus primeiros passos rumo à grandeza

    Ao sabor das estações, Vivalti dá seus primeiros passos rumo à grandeza

    Imagem A forma do toque, vinícola Delas Frères é renovada com pedras do rio Ródano

    A forma do toque, vinícola Delas Frères é renovada com pedras do rio Ródano

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio\u002Dambiente
    1

    A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio-ambiente

    Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia
    2

    Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia

    Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha
    3

    Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha

    Vinhos de Rioja serão os oficiais da Presidência espanhola na UE
    4

    Vinhos de Rioja serão os oficiais da Presidência espanhola na UE

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha
    5

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group