Enoarquitetura

Conheça a impressionante sala de barricas da Rocca di Frassinello

Espaço de 40 por 40 metros quadrados, tem capacidade para 2.000 barricas

por Arnaldo Grizzo

Rocca di Frassinello exalta sua impressionante sala de barricas

A impressionante sala de barricas da RoccadiFrassinello

A vinícola Rocca di Frassinello, localizada na colina em frente à cidade de Giuncarico, no município de Gavorrano, na região de Maremma, Itália, é uma joint venture entre Castellare di Castellina e Domaines Barons de Rothschild-Château Lafite.

Fruto da amizade entre Paolo Panerai e o barão Eric de Rothschild, ela foi inaugurada em 21 de junho de 2007 – o solstício de verão, momento propício para celebrar um de seus pontos centrais, sua portentosa sala de barricas. 

Projeto da Rocca di Frassinello

Renzo Piano foi o arquiteto responsável pelo projeto

O arquiteto responsável pelo projeto foi o mundialmente famoso Renzo Piano – que, entre outras obras de destaque criou o Centro Georges Pompidou, em Paris. Além de amigo de Panerai, o arquiteto vem de uma família de produtores de vinho, especialmente Dolcetto. Para Rocca di Frassinello, ele concebeu uma vinícola funcional, mas, ao mesmo tempo, impressionante e, pode-se dizer, um pouco “fora do padrão”. 

Normalmente, as vinícolas se caracterizam por um desenvolvimento progressivo e horizontal das instalações para acompanhar o ciclo de produção. Piano revolucionou esse conceito, priorizando a questão de o que realmente seria o coração de uma vinícola. Assim, elegeu a cave, onde vinho estagia, permanecendo em barricas ou garrafas, como ponto-chave. Dessa forma, a sala de barricas foi instalada em uma posição subterrânea central, tornando possível manter naturalmente a umidade e a temperatura estáveis. 

Construiu-se um imponente espaço de 40 por 40 metros quadrados com capacidade para 2.000 barricas, com uma laje enorme que se mantém sem ser sustentada por quaisquer colunas. Ao redor, a distribuição de todos os aspectos do ciclo de produção se desdobra. Os tanques de aço estão distribuídos nos dois lados da área e acima de cada um fica uma calha que se abre para o telhado. 

A Rocca di Frassinello

O design da vinícola tende a ser o mais eficiente e racional possível

Durante a vindima, as uvas trazidas em caixas para as mesas de seleção caem dessas calhas por gravidade para as cubas de fermentação, evitando assim a utilização de bombas. Nos outros dois lados estão as outras partes da produção: engarrafamento, armazenamento, armazém e logística.  

Arquitetura e arte

O desenho tende a ser o mais eficiente e racional possível, sem mármore ou luxos, com paredes de concreto aparente e um layout inovador.

Assim, em Rocca di Frassinello, os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo, da arquitetura contemporânea da adega de Renzo Piano à exposição de Italo Rota – Os Etruscos e o Vinho em Rocca di Frassinello – localizada dentro da vinícola, cujos achados arqueológicos comprovam a história vitivinícola ancestral do lugar. A degustação de vinhos ocorre no pavilhão onde a obra o “Êxtase da Uva” (Rapture of the Grape) é exibida. 

os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo com estruturas etruscas

Os visitantes fazem uma pequena viagem no tempo com estruturas etruscas

Criada por David LaChapelle – fotógrafo e artista americano de origem lituana e ex-aluno de Andy Warhol –, ela representa, em cores quentes e vivas, o êxtase das uvas da vinha ao espírito, numa ode ao vinho que salva e ilumina, como o divino e como a arte. “Só tenho de expressar de forma pictórica todo o respeito pelo vinho e pela sua história, bem como pela estética, humildade e busca da perfeição, idêntica à da criação artística, que senti entre as pessoas que trabalharam na vinícola desenhada por Renzo Piano”, afirmou LaChapelle. 

Segundo Paolo Panerai, Rocca di Frassinello é um projeto contínuo, que hoje contempla perto de 90 hectares de vinhedos plantados com castas igualmente divididas: 50% italianas e 50% francesas. Dessa junção e de sua monumental sala de barricas, saem grandes vinhos toscanos. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas