Revista ADEGA
Busca

Enoarquitetura

Tenuta Ammiraglia tem linhas que integram a paisagem de Maremma

O design moderno da vinícola próxima ao mar lembra a proa de um navio ou a asa de uma gaivota


Conheça o design da Tenuta Ammiraglia que foi pensado para integrar a paisagem de Maremma

A proximidade do mar inspirou os arquitetos na hora de projetar a arquitetura da TenutaAmmiraglia

A proa de um barco? A asa de uma gaivota?

Certamente a proximidade do mar inspirou os arquitetos Piero Sartogo e NathalieGrenon na hora de projetar a arquitetura da TenutaAmmiraglia, uma das mais bonitas entre as diversas propriedades da família Frescobaldi na Toscana. Esta, na verdade, é a vinícola mais ao sul do grupo, em Maremma, e também a mais próxima do mar.

Design da Tenuta Ammiraglia foi pensado para integrar a paisagem de Maremma

As linhas modernas da Ammiraglialembram a proa de um navio apontando para o mar 

"Uma faixa de terra foi levantada para revelar uma fenda estreita na inclinação natural do terreno. Acredito que a solução que encontramos é única: não uma vinícola, mas uma grande asa de gaivota voltada para o sul, que goza de um microclima muito particular devido à proximidade do mar”, afirma Piero Sartogo, que também projetou a TenutaCastelGiocondo para os Frescobaldi.

As linhas modernas da Ammiraglialembram também a proa de um navio apontando para o mar em busca de novos horizontes a serem descobertos – um pouco da essência dessa parte da Toscana, onde tomaram forma muitos dos vinhos Supertoscanos.

A vinícola está perfeitamente integrada entre as colinascom seus 130 metros de extensãosendo cobertos por vegetação e plantas arbóreas, respeitando o terreno e a natureza ao redor.

Design da Tenuta Ammiraglia foi pensado para integrar a paisagem de Maremma

A vinícola está integrada entre as colinascom seus 130 metros cobertos por vegetação e plantas arbóreas

Recentemente, vários produtores de vinho construíram caves muito profundas no subsolo, onde as temperaturas são mais facilmente controladas. Discutimos isso com nosso enólogo antes de começar a trabalhar no projeto Ammiraglia. A cada ciclo de produção, o vinho teria que ser bombeado de volta à superfície com dispêndio de energia e perda de qualidade. A nossa decisão de ter uma vinícola térrea, onde as uvas vêm de cima, movidas pela força da gravidade, tem proporcionado soluções qualitativas e ambientais”, aponta o consciente Lambert Frescobaldi.

parte de vinificação é totalmente aberta (e portanto muito iluminada), aproveitando a ventilação natural; enquanto acave é enterrada no subsolo e mantém uma temperatura natural constante de 18 graus. As vigas de lamínulas pré-fabricadas são montadas em pilares de aço que sustentam uma cobertura saliente. A utilização de zinco nas cabeceiras e beirais possibilitou o trabalho direto no local, configurando uma espécie de “escritório móvel”.

Design da Tenuta Ammiraglia foi pensado para integrar a paisagem de Maremma

cave é enterrada no subsolo e mantém uma temperatura natural constante de 18 graus

Vale ressaltar que essa maravilha da arquitetura moderna foi construída em apenas oito meses. A primeira concretagem de cimento armado foi em outubro de 2005 e em maio de 2006 iniciaram-se as obras de montagem do equipamento enológico, de forma a permitir o início da vindima dos cerca de 150 hectares de vinhas ao redor em agosto daquele mesmo ano. Um fenômeno.

Arquitetos

O estúdio de Piero Sartogo e NathalieGrenon foi fundado em 1984. Além da TenutaAmmiraglia, eles foram responsáveis pelo projeto da embaixada italiana em Washington, do complexo da OCDE em Paris, do planejamento urbano de Siena, do Banca di Roma em Nova York, da Santa Face de Jesus em Roma e da vinícola Badia a Coltibuono em Chianti.

Eles também criaram showrooms para Bulgari em Nova York, Tóquio, Paris e Milão, e projetaram coleções de design para Tiffany, Diamond, Poltrona Frau, Fontana Arte e Richard Ginori.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Arnaldo Grizzo
Publicado em 05/02/2022, às 17h00


Mais Vinícolas do mundo