Região espanhola é conhecida pela produção de vinhos brancos aromáticos
por Redação
A produção de vinhos da DO (Denominação de Origem) Rueda, na Espanha, passou de 5,8 milhões de garrafas em 2015 para cerca de 10 milhões em 2024 – um aumento de 72% em nove anos. Os números foram informados por um representante da região, ao site britânico Harpers, e publicados na segunda-feira (2.dez.2024).
Segundo a publicação, as exportações ajudaram a impulsionar esse crescimento. No mesmo período, o volume enviado ao Reino Unido, por exemplo, teve alta de 63%: saiu de 425 mil garrafas para quase 860 mil. Só nos últimos quatro anos, houve uma alta de 11,5% – uma das maiores para esse recorte temporal, a partir de 2020.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
De acordo com o Conselho Regulador de Rueda, o Reino Unido está entre os destinos mais comuns dos vinhos locais, ocupando o terceiro lugar geral, atrás somente da Holanda e da Alemanha. O Canadá também aparece no top 10 mundial e registrou um aumento de 13% no volume comprado durante o primeiro semestre deste ano.
Localizados na região de Castela e Leão, no noroeste de Madri, os vinhedos de Rueda são dedicados majoritariamente à produção de vinhos brancos, em especial com as uvas Verdejo e Sauvignon Blanc. O aumento da produção e da exportação, portanto, pode indicar que esse tipo de bebida está ganhando espaço no mercado global.
+lidas
Comissão autoriza construção de nova vinícola em Napa
Familia Torres reduz efeito estufa com ações ambientais e quer trator elétrico nos vinhedos
Qual o significado do vinho na Bíblia?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser