Do sul da Itália, região da Puglia, vem o melhor vinho tinto italiano
por Sílvia Mascella
Dizem que se nem casamento fideliza, quanto mais rótulo de vinho. A verdade é que quem gosta mesmo de vinho está sempre pronto para provar coisas novas e isso pode ser difícil com alguns países que possuem regiões com muita fama e reputação. Na hora de escolher a gente acaba voltando sempre para os mesmos lugares.
Na Itália o Piemonte e a Toscana são as regiões mais famosas e cheias de rótulos importantes, e que todo apreciador precisa conhecer (Barolo, Barbaresco, Super Toscanos, Brunello, Chianti etc). Mas Itália não é só isso, muito ao contrário. Vêneto, Abruzzo, Sicília, Campania, etc. Esse é um país de viticultura milenar, que tem rótulos interessantes e importantes de norte a sul.
LEIA TAMBÉM: Uma viagem enogastronômica para a Puglia
Por isso queremos que hoje você faça uma visita conosco até o 'calcanhar da bota', a região da Púglia, e aproveite para ler o texto sobre enogastronomia que está no link logo acima para se inspirar, abrir o apetite e encontrar uma nova garrafa para degustar.
Região que produz vinhos intensos, os tintos da Puglia são profundos, encorpados e alguns deles são feitos com uvas de nomes não tão conhecidas no Brasil como a Nero di Troia, Negroamaro, Aglianico e a Primitivo (que é a mesma uva que a Zinfadel nos Estado Unidos). Veja abaixo os melhores tintos que ADEGA degustou dessa região tão interessante!