Uma pesquisa feita pela plataforma Vivino mostrou que 85% das pessoas escolhem seu vinho principalmente pela aparência do rótulo
por André De Fraia
A plataforma Vivino fez uma pesquisa com 1.800 consumidores de vinho e descobriu que 85% deles compram seus vinhos baseados na aparência do rótulo.
“Com tantos consumidores de vinho admitindo confiar na aparência de uma garrafa ou rótulo, fica claro que um rótulo bem projetado pode ter uma grande influência em como compramos vinho, diz Paul Jones, diretor de vinhos da Vivino. “O design atraente é usado por marcas em muitos setores para chamar a atenção. Quando confrontado com a parede do supermercado do vinho, é fácil sentir-se intimidado ou oprimido e optar por algo que simplesmente se destaca”, finaliza.
Essa ideia não é nova, um estudo australiano da universidade de Adelaide publicado em 2017 já mostrava que rótulos de vinhos que apelem às emoções fazem com que o consumidor gaste mais em uma garrafa.
“Descrições de vinhos e produtores escritas de forma inteligente, quando comparadas com degustação de vinhos sem marca, podem evocar emoções mais positivas, aumentando nossa percepção positiva do vinho, nossa estimativa de sua qualidade e o valor que estaríamos dispostos a pagar por ele”, disse a Professora Associada de Enologia e Estudos Sensoriais, Sue Bastian, que liderou a pesquisa.
ADEGA tem sua seção de rótulos, nosso parceiro Dado Lancellotti do @contra_rotulo traz sempre histórias e curiosidades sobre os mais famosos rótulos.