Indústria do vinho europeu define meta de reciclagem de vidro
por Redação
O Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV) pretende obter uma taxa de reciclagem de vidro de 90% até 2030. Um grupo chamado de “Plataforma de Economia Circular para Coleta e Reciclagem de Vidro” foi formado pela federação europeia de embalagens de vidro FEVE, que estima que, atualmente, 76% de todas as embalagens de vidro já sejam recicladas.
O secretário geral do CEEV, Ignacio Sánchez Recarte, disse que mais de 90% de todo o vinho europeu é embalado em vidro. “Ao ajudar a cadeia de embalagens de vidro a melhorar sua pontuação de sustentabilidade, melhoramos diretamente a nossa”, disse.
Adeline Farrelly, secretária geral da FEVE, apontou: “O setor vitivinícola é um dos nossos principais segmentos de mercado, com um crescimento constante registrado nos últimos anos. É fundamental que possamos colaborar e apoiar uns aos outros em nossos esforços de sustentabilidade. A plataforma Close the Glass Loop é uma maneira de fazer isso juntos. Quanto mais vidro reciclado pudermos colocar de volta em nosso ciclo de produção, menor será o impacto ambiental de nossas garrafas”.
Apesar da proliferação de embalagens alternativas, incluindo latas, caixas, barris e até tubos, uma pesquisa com consumidores realizada pela Friends of Glass descobriu que oito em cada dez europeus ainda preferem comprar vinhos em garrafas de vidro.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho