Mundo Vino

Reciclagem deve atingir 90% das garrafas de vinho

Indústria do vinho europeu define meta de reciclagem de vidro


 

O Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV) pretende obter uma taxa de reciclagem de vidro de 90% até 2030. Um grupo chamado de “Plataforma de Economia Circular para Coleta e Reciclagem de Vidro” foi formado pela federação europeia de embalagens de vidro FEVE, que estima que, atualmente, 76% de todas as embalagens de vidro já sejam recicladas.

LEIA MAIS

» A história da garrafa de vidro

» Curiosos nomes de garrafas de vinho

O secretário geral do CEEV, Ignacio Sánchez Recarte, disse que mais de 90% de todo o vinho europeu é embalado em vidro. “Ao ajudar a cadeia de embalagens de vidro a melhorar sua pontuação de sustentabilidade, melhoramos diretamente a nossa”, disse.

Adeline Farrelly, secretária geral da FEVE, apontou: “O setor vitivinícola é um dos nossos principais segmentos de mercado, com um crescimento constante registrado nos últimos anos. É fundamental que possamos colaborar e apoiar uns aos outros em nossos esforços de sustentabilidade. A plataforma Close the Glass Loop é uma maneira de fazer isso juntos. Quanto mais vidro reciclado pudermos colocar de volta em nosso ciclo de produção, menor será o impacto ambiental de nossas garrafas”.

Apesar da proliferação de embalagens alternativas, incluindo latas, caixas, barris e até tubos, uma pesquisa com consumidores realizada pela Friends of Glass descobriu que oito em cada dez europeus ainda preferem comprar vinhos em garrafas de vidro.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 10 de Outubro de 2020 às 09:00


Notícias Vidro Reciclagem Vinho

Artigo publicado nesta revista