Sempre aprendendo e se divertindo

Editorial - Edição 112

por Redação

A variedade de vinhos ao redor do mundo é tão grande que você nunca vai parar de aprender e de se divertir. Esta sábia frase do crítico inglês Steven Spurrier pode parecer clichê atualmente, mas é sempre um alento ouvir isso de um mestre que está há 50 anos no mercado do vinho.

Definitivamente, concordamos com Spurrier em gênero, número e grau. Cada dia que vivemos dentro desse mundo nos traz novas descobertas e aprendizados. Cada rótulo é uma novidade, uma oportunidade de conhecer aromas e sabores, conceitos e estilos novos. E por isso, em ADEGA, olhamos para tudo sempre com aquela insaciável sede por novidades. Provando dessa fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que é o vinho, encontramos inspiração. Cada gota provada é capaz de suscitar novos debates, novas ideias, que logo se transformam em artigos que tentam saciar aquela ânsia por novos conhecimentos inerente a todos os nossos leitores. Pois, você que nos acompanha, assim como nós, quer “aprender e se divertir” a cada dia, a cada degustação.

Neste número, mostramos como uma técnica ancestral de vinificação, a cofermentação, está sendo resgatada por enólogos do mundo todo na tentativa de fazer vinhos cada vez mais complexos. Contestando um dogma, você entenderá porque os especialistas estão abandonando as taças flûte na hora de degustar espumantes. Também ficará por dentro do especial serviço de rearrolhamento, que algumas poucas vinícolas oferecem a seus clientes, e compreenderá como surgiu a expressão “Cru”. Além disso, certamente ficará extasiado ao conhecer dois produtores extremamente ousados: o italiano Josko Gravner, considerado o papa dos vinhos “laranja”, e o Château Pontet-Canet, o único entre os top de Bordeaux certificado como biodinâmico. Por fim, vai saber como o vinho aparece no primeiro texto literário da história da humanidade e vai debater conosco se os espumantes brasileiros possuem um estilo próprio. Tudo isso e muito mais para você aprender e se divertir, sempre.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas