Supertoscanos


Desculpe tocar num assunto passado, mas fazendo uma pesquisa sobre Supertoscanos achei uma matéria na revista que cita o Tignanello como primeiro Supertoscano quando, na verdade, o Sassicaia é reconhecido como o pai de todos sendo a primeira safra de 1968. Marlos Pierre

Caro Marlos, a história tem várias versões e interpretações. O assunto de ser oficialmente reconhecido como primeiro Supertoscano é uma história controversa e com inúmeras versões. O barão Incisa della Rocchetta produz o Sassicaia em Bolgheri há mais de 50 anos, oficialmente, mas, na Tenuta San Guido, as plantações de Cabernet Sauvignon datam de mais de 100 anos. Esse vinho foi engarrafado pela primeira vez em 1968, mas, ainda longe de ser disponibilizado para o mercado.

O Sassicaia é descartado como o pioneiro oficial, mas reconhecido como o precursor ou viga mestra dos Supertoscanos até hoje. O Tignanello leva a fama por ter sido o primeiro a ir para o mercado, em 1974, com o vinho da safra 1971. A Agricola San Felice reinvindica o laurel de primeiro, pois afirma que o primeiro Vigorello a ir para o mercado foi, coincidentemente, o 1968. Precisão nesse assunto é o que menos importa, já que o mercado reconhece o Tignanello como o primeiro vinho "estrangeiro e fora da lei em plena Toscana" a sair para o mercado com essa nova "face", rompimento com o consórcio Gallo Nero... Muitos brincam até hoje que o Tignanello é um SuperChianti e não um Supertoscano.

Abraço, Luiz Gastão Bolonhez

BUSCA NO OMELHORVINHO.COM.BR

Aprecio vinhos variados e a faixa de preço que procuro é de, no máximo, R$ 30. Gostaria de dicas, pois, na revista, não foi apresentado vinhos nesta faixa de preço.

Jefferson do Espírito Santo

Caro Jefferson, a revista ADEGA e o site OMelhorVinho.com.br apresentam, sim, vinho nesta faixa de preço. Vá até o site www.omelhorvinho.com.br. Lá você encontra todas as avaliações da revista até hoje. Clique em "Busca Avançada", logo abaixo do campo de busca normal, e coloque, ao menos, três caracteres no campo designado por "Buscar por:". Se sua busca é genérica, experimente colocar a palavra "tinto", ou "branco", ou "rosé", por exemplo. Vá até o campo de preço e coloque os valores que quer.

No seu caso, de 0 a 30. Assim que clicar em "Procurar", o sistema encontrará os vinhos nesta faixa de preço e, garantimos, são muitos. Na "Busca Avançada", você ainda pode escolher o país de origem, a safra, o tipo, se é um vinho "Best Buy" (tem bom custo/benefício) e qual a evolução que procura (pronto para beber, para beber ou guardar ou para guardar).

ERRATA

Na edição 43, página 50, na seção "Quem, onde, bebendo", a legenda da foto 04 está errada. Onde aparece o nome Regina Pimentel, na verdade, deveria ser Maria Lúcia Pimentel. Lamentamos o equívoco.

Dúvidas e sugestões, escreva para: info@innereditora.com.br

Da redação

Publicado em 15 de Junho de 2009 às 11:16


Cartas

Artigo publicado nesta revista