Tradições e renovações

Editorial - Edição 105

por Redação

A discussão de ideias e conceitos, de tempos em tempos, é essencial para que haja uma evolução – já diziam os teóricos da dialética. No mundo do vinho, mesmo que pese o enorme respeito à tradição, sempre há espaço para debates, polêmicas e revisão de dogmas, mesmo os mais firmemente enraizados.

E esta edição de ADEGA está repleta de discussões e pontos de vista que nem sempre batem com os pré-estabelecidos. Talvez por isso este seja o mês ideal para darmos boas vindas para nosso novo colaborador internacional, o crítico inglês Steven Spurrier, idealizador do “Julgamento de Paris” – a degustação que abalou as estruturas e renovou o panorama do mundo do vinho nos anos 1970.

Neste número, em uma viagem à Alsácia, Spurrier visitou os principais produtores (entre eles alguns célebres “rebeldes”) e degustou raridades, que ele e nosso editor de vinhos, Eduardo Milan, apresentam aqui. Ou seja, são dicas e vinhos imperdíveis.

Da Alsácia vamos para o Vêneto, onde provamos as novidades da DOC Prosecco, que recentemente passa por diversas mudanças, revê conceitos, e cria diferentes níveis de qualidade para seus espumantes. Confira, então, a nova pirâmide qualitativa de Prosecco.

Já no Novo Mundo, sempre efervescente de ideias, Patricio Tapia mostra que há alguns produtores argentinos revisitando uma variedade esquecida que hoje está de volta à moda, a Cabernet Franc. Da Argentina também entrevistamos o irreverente e polêmico Alejandro Vigil, da Catena Zapata, com sua mentalidade sempre aberta ao novo, mas sem desprezar os conhecimentos dos mais velhos e sábios.

No entanto, por falar em dogmas derrubados, nesta edição você verá que, ao contrário do que sempre se pregou, os vinhos não precisam ser obrigatoriamente guardados na horizontal. Isso mesmo, estudos mostram que a evolução das garrafas independe da posição em que elas são armazenadas. Mas, antes de sair levantando seu estoque, vale a pena conferir o porquê disso.

Muito, aliás, está relacionado ao vedante, sendo assim, aproveitamos para explicar como as rolhas de cortiça são produzidas e também debater os riscos de contaminação pelo temido TCA, responsável pelos catastróficos aromas de mofo.

Nesta edição, ainda apresentamos os resultados das importações de vinho no primeiro semestre no Brasil, com números surpreendentes, e também uma análise histórica dos vinhedos gaúchos baseada nos dados do Cadastro Vitícola.

Tudo isso e muito mais você “degusta” aqui.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas