Cecchi Storia di Famiglia Chianti Classico 2020 AD 92 pts
por ADEGA Online
O Chianti Classico é a área mais antiga e genuína da região de Chianti, demarcada em 1716 pelo Grão-Duque Cosimo III da família Medici. Baseado na vasta e ondulada área da Toscana, é dividida em 7 subzonas.
A região se estende entre Florença e Siena e inclui 14 municípios, entre eles, Greve in Chianti, Castellina in Chianti, Barberino Val d'Elsa, San Casciano in Val di Pesa, Tavarnelle, na província de Firenze, e parte do território de Castelnuovo e Poggibonsi na província de Siena.
O Chianti Classico apresenta peculiaridades e características únicas e não basta ser produzido na região de Chianti para ser chamado de "Clássico”, precisa respeitar regras específicas como levar 80% de Sangiovese, a uva tinta típica da região, 20% de outras uvas que incluem uvas nativas como Canaiolo e Colorino, além de outras variedades “internacionais” como Cabernet Sauvignon e Merlot.
Terra do Renascimento, seu vinho foi bebido por personalidades como Da Vinci, Michelangelo, Américo Vespúcio e por Hannibal Lecter, o controverso médico vivido no cinema por Anthony Hopkins.
O Chianti Classico Cecchi é um blend tinto composto a partir de uvas 90% Sangiovese e os 10% restantes de variedades locais, cultivadas em Castellina in Chianti, sem passagem por madeira.
De boa tipicidade, mostra notas florais, terrosas, de ervas e de especiarias envolvendo suas frutas vermelhas maduras no ponto certo. Gastronômico por natureza, tem final suculento e persistente, com toque de groselhas, que pede a companhia de carnes vermelhas ao molho de cogumelos.
A safra levou AD 92 pts pela Revista ADEGA e está disponível no ADEGA Online.
+lidas
A maior biblioteca de livros sobre vinho do mundo fica em São Paulo
PCC domina mercado de vinhos contrabandeados e expande sua influência na América do Sul
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!