Vaticano tem o maior consumo de vinho per capita do mundo

Segundo pesquisa, os cerca de 800 habitantes consomem, em média, 105 garrafas de vinho por ano

por Redação

vinho e religião

Habitantes do Vaticano consomem 105 garrafas de vinho por ano

Já parou para tentar descobrir qual país consome uma maior quantidade de vinho per capita? Você provavelmente irá descartar os Estados Unidos, pois, apesar de ser o maior mercado, também tem uma população enorme, ou seja, proporcionalmente acaba-se diluindo os valores per capita.

Então, talvez seja a França, ou a Espanha ou, quem sabe, Itália? Não. Pense em uma porção territorial bem menor, pois, no fim, parece que o tamanho conta quando se analisa um tema como este. Então, é a Cidade do Vaticano que lidera a pesquisa. A cidade-estado, dentro de Roma, consome uma média de 74 litros de vinho por pessoa no ano, de acordo com a lista divulgada pelo Instituto de Vinho da Califórnia. Isso representa quase 105 garrafas consumidas na terra do Papa Francisco ao ano pelos meros 800 habitantes locais.

O segundo país da lista é o diminuto Luxemburgo, com 56 litros per capita ao ano. Na mesma lista, os franceses vêm em quinto lugar, com uma média de 45,6 litros de vinho por pessoa a cada ano. A Itália, em nono lugar, consome a modesta marca de 37,6 litros per capita. E os Estados Unidos? Apenas 10,5 litros por pessoa. 

palavras chave

Notícias relacionadas