Rótulos precisam elevar o sabor desse prato, conhecido por ser leve e fresco
por Redação
Se você perguntar a um brasileiro qual o prato típico do Peru, um dos nossos vizinhos na América do Sul, dificilmente a resposta não vai ser “ceviche”. O prato tradicional consiste, basicamente, em algum peixe cru marinado em suco cítrico – geralmente de limão ou lima – e temperado com diversos ingredientes, como cebola, pimenta, coentro e sal.
O resultado da receita é leve e fresco, ótimo para ser consumido em dias de calor, tão frequentes neste país tropical que é o Brasil. Talvez por isso, e por causa do extenso litoral brasileiro que oferece uma ampla gama de peixes, esse prato até já é facilmente encontrado em restaurantes que não se dedicam à culinária peruana, com diversas adaptações.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Pensando nessa crescente popularidade, a Revista ADEGA traz duas dicas de harmonização:
Uma excelente escolha para harmonizar com ceviche é o Sauvignon Blanc, pela elevada acidez e tons cítricos e herbáceos. A acidez complementa o toque cítrico do ceviche, enquanto as notas herbáceas podem realçar as ervas frescas frequentemente utilizadas no prato, como o coentro. Isso resulta em uma experiência refrescante e equilibrada. Outra opção é o Vinho Verde, leve, refrescante e de acidez vibrante. A sutil salinidade do Vinho Verde pode combinar bem com a salinidade natural de frutos do mar como camarão ou lula, caso sejam utilizados no ceviche.