por Redação
O vinho rosé está em alta na Europa |
Segundo informações da consultoria Nielsen, durante o primeiro semestre de 2009, o volume de vendas de vinho no mercado alimentício alemão registrou uma ligeira queda de 0,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, ao passo que o valor das mesmas aumentou 2,2%.
Parte da estabilidade do vinho no país se deve ao sucesso dos vinhos rosés, que registraram um aumento de 9,2% no índice de comercialização e 12,5% no valor das vendas. Os mais afetados pela diminuição nas vendas foram os vinhos tintos, que registraram uma queda de 2,4% e os brancos, cujas vendas decresceram, 05%.
No que se refere às cotas dos principais países fornecedores de vinho a Alemanha, destacam-se positivamente França (+1,1%), Áustria (+0,3%) e Espanha (+0,3%). Do outro lado da moeda estão a Macedônia (-0,6%) e a própria Alemanha (-0,3%), que perderam parte do mercado do país.
Fora da Europa, os vinhos da Africa do Sul aumentaram sua participação no mercado interno alemão, ao contrário das garrafas provenientes de Chile, Austrália e Califórnia.
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