Vinho - 28.Jun - Vinho e saúde

Vinho tinto pode prevenir doenças oculares

por Redação

De acordo com um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, o resveratrol, ingrediente do vinho tinto, pode ajudar a prevenir e tratar problemas oculares.

Publicado na edição de julho da revista American Journal of Pathology, o estudo concluiu que o efeito anti-envelhecimento do resveratrol poderia servir para a prevenção e tratamento da cegueira, da retinopatia diabética, da degeneração macular e de outras enfermidades oculares relacionadas à idade.

Segundo a especialista Rajendra Apte, os experimentos feitos em retinas de ratos mostraram que a substância pode inibir o aparecimento de vasos sanguíneos anormais, que seriam responsáveis pelo surgimento de cânceres, pelo acúmulo de gordura e por outras doenças. O teste também mostrou que a aplicação do resveratrol fez com que esses vasos problemáticos fossem, aos poucos, desaparecendo da retina dos animais.

"Esta poderia ser uma terapia de prevenção para pacientes com alto risco. E, como também fez efeito nos vasos sanguíneos dos animais, talvez o resveratrol possa ser aplicado também em pacientes com a vista já prejudicada", disse Rajendra.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Com Copa do Mundo, vinhos brasileiros ganham destaque na mídia internacional

+Casillero del Diablo patrocina torneio britânico de tênis

+Revistas alemãs organizam "A noite do vinho" em Hamburgo

+Super máquina de vinhos começa a funcionar nos EUA

+ Evento em Manhattam celebra o vinho espanhol

+Vinícola lança vinho em homenagem à banda Whitesnake

palavras chave

Notícias relacionadas