Revista ADEGA
Busca

08.Jul - Paraná se destaca no mercado de vinhos

Vinhos do sudoeste paranaense se tornam competitivos


Indústria paranaense de Vinho está se Profissionalizando
A produção de vinho desponta como um dos grandes atrativos do Sudoeste do Paraná, região formada por pequenos produtores familiares que estão descobrindo a importância de cursos de capacitação e palestras técnicas para o sucesso na produção da bebida e sua aceitação no comércio.

Aliando a evolução técnica a um solo propício para a colheita de uvas destinadas à produção da bebida, o mercado local tem evoluído, a tal ponto de os paranaenses não terem mais que viajar até o Rio Grande do Sul e Santa Catarina para beber vinhos de qualidade.

"Com o crescimento da qualidade dos vinhos sudoestinos vai diminuir a demanda pelos produtos estrangeiros e de estados vizinhos", afirma a produtora Cátia Betiatto.  "Os produtores estão procurando aperfeiçoamento técnico e buscando uvas melhores. Estamos num nível muito bom, podemos nos equiparar à produção de Caxias do Sul", acredita.

O setor vitivinícola regional passou a se desenvolver depois do incentivo de órgãos públicos através de palestras técnicas e cursos promovidos em comunidades do interior. Com capacitação teórica e os resultados visíveis na prática, a migração para o segmento aumentou e a produção da região ultrapassou a marca dos 600 mil litros anuais, índice razoável, que tende a crescer.

A evolução paranaense na produção de vinhos confirma o bom momento do sul do país no mercado de vinhos. Além do Paraná e do já consagrado Rio Grande do Sul, Santa Catarina também evolui na produção vinícola, com auxilio de incentivos fiscais. 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinho pode prolongar tempo de vida
+ Tecnologia promete revolucionar produção de vinho

+ Procedência do vinho é importante para norte-americanos, diz pesquisa
+ Vinho pode ajudar no tratamento de linfoma

+ Michel Rolland visita projetos da Miolo Wine Group

Redação
Publicado em 08/07/2009, às 09h03 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias