Bebida pode ser ótima opção para acompanhar sobremesas nas festas de fim de ano
por Redação
Na época das festas de fim de ano, os vinhos fortificados podem ser uma ótima pedida para acompanhar as sobremesas na ceia de Natal. Como a data está quase batendo à porta, a Revista ADEGA resolveu dar uma ajudinha para quem já está pensando nos preparativos da celebração, com rótulos cujos preços vão até R$ 250.
A origem dos vinhos fortificados remonta ao século XV, na época das descobertas e navegações. Acredita-se que as tripulações acrescentavam aguardente ao vinho para suportar as longas viagens marítimas. Hoje, em geral, a técnica de fortificação usa um destilado feito a partir do vinho para dar origem a esse tipo de bebida.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Para controlar o quão doce ou seco será o rótulo, os produtores fazem a adição em diferentes estágios. Quando o objetivo é obter um mais seco, como grande parte dos Jerez, a fortificação é feita depois da fermentação. Já para elaborar aqueles com maior grau de dulçor, o processo é feito durante a fermentação.
Além dessas variantes, os vinhos fortificados podem ser tintos, brancos e rosés. Sem dúvidas, o mais famoso é o do Porto, mas Portugal tem outras importantes produções na Ilha da Madeira e em Setúbal, por exemplo. A Itália, com o Marsala, e o Chipre, com o Commandaria, também produzem esse tipo de bebida.
+lidas
Dom Pérignon lança Rosé 2008, o vinho que marca a "nova era" da Maison
Quais são os tipos de perfume Malbec?
Consumo moderado de vinho aumenta o desejo sexual das mulheres
Banco de vinhas antigas já conta com mais de 4.000 registros ao redor do mundo
Filme francês é gravado em vinícola Premier Grand Cru de Saint Émilion