Vinho - 27.Nov - Mundo

Vinícolas chilenas usam práticas de desenvolvimento sustentável na produção de vinho

por Redação

Os produtos "carbono neutro" são identificados por este selo
O vinho chileno, agora ecológico, começa a ganhar espaço na Europa, e por isso os produtores estão apostando no cultivo de produtos "carbono neutro", ou seja, que não emitem CO2 para a atmosfera.

Segundo observam, é o consumidor estrangeiro, principalmente o europeu, que está exigindo a chamada "consciência verde" dos vinicultores. Neste novo cenário, as emissões de gases foram estancadas através de investimentos em projetos de energia renovável.

Os vinhedos chilenos agora estão se preocupando em investir em melhorias nas instalações, visando diminuir o consumo de energia; e avaliando os impactos ambientais, para neutralizá-los. "Grande parte da água usada na vinícola San Pedro é tratada e reutilizada para a irrigação, assim como os resíduos orgânicos, que são aproveitados como adubo para os vinhedos", explicou o proprietário.

Outro passo dado pela indústria é a produção de vinho orgânico, que não utiliza nenhum produto químico ou hormônio sintético durante a maturação das uvas. Hoje no mundo cerca de 4% da produção mundial de vinho é orgânica.

Todas estas medidas se vêem refletidas no preço do vinho, que adquire valor adicional se submetido a tais práticas. Segundo produtores, apesar de as vendas nacionais estarem crescendo, elas não se igualam à exigência de países europeus, principalmente da Inglaterra, que já se tornou o grande mercado de produtos "carbono neutro".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ O Melhor Vinho do dia: Um tinto norte-americano ao Dia de Ação de Graças!

+ Vinhos Super Premium e Ultra Premium argentinos alavancam exportações

+ O Melhor Vinho do dia: Vinho e Ferrari!
+ Demanda por vinhos mais baratosanima o mercado global

+ França destrona Itália como maior produtora de vinho do mundo

palavras chave

Notícias relacionadas