Vinho - 02.Jun - Dificuldadades na produção

Vinícolas de Bordeaux sofrem com falta de chuva e calor

por Redação

Bordeaux tem sofrido em 2011 uma longa seca, altas temperaturas e muitas horas de luz solar, segundo o site Decanter.com.

Divulgação
Com o desenvolvimento das uvas adiantado, safra 2011 pode ser "precoce"

Desde o começo do ano, a região teve um menor índice de chuvas do que o normal - 27mm ante a média de 92mm em janeiro, 62mm ao invés de 82mm em fevereiro, menos da metade da média de 70mm em março e apenas 11,2mm de chuva em abril, quando o comum é 82mm.

"Nós nunca vimos isso antes", disse Jean-Claude Berrouet, que trabalha na Maison Moueix, famosa por diversos vinhos Pomerol, incluindo Petrus, Trotenoy, La Fleur Petrus e outros.

As temperaturas tem sido bem mais altas que o normal, e quantidade de horas de luz solar também, Berrouet contou ao Decanter.com - 279 horas em abril, sendo que a média desse mês é 177.

Embora a florescência tenha sido bem homogênea e as videiras estarem saudáveis, o tempo seco "pode se tornar um problema se essa tendência continuar no verão, pois isso resultaria em um estresse hídrico para as vinhas", disse Eric Boissenot, consultor para um dos mais famosos chateaux em Medoc.

Segundo Boissenot, essa tendência continuou em maio. Agora as expectativas são de uma safra 2011 "precoce", já que o desenvolvimento vinícola está "umas boas duas semanas adiantada", ele acrescentou.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Campanha de marca de vinho estimula consumidor a explorar costa britânica

+ China demonstra ótimas perspectivas ao mercado de vinhos em feira

+ Lotes extras de Veuve Clicquot serão leiloados junto com garrafas encontradas em naufrágio

+ APAE promove 4ª edição de leilão beneficente de vinhos em São Paulo

+ Dicionário sobre vinhos é premiado pelo Prêmio Gourmand 2010

palavras chave

Notícias relacionadas