Conheça um pouco mais sobre a viticultura da Itália e veja a lista dos melhores vinhos italianos recentemente degustados pela equipe da Revista ADEGA
Redação Publicado em 11/12/2023, às 12h09
Listamos os melhores vinhos italianos recentemente degustados pela Revista Adega, com estilos e preços para todos os gostos e bolsos. A Itália tem uma infinidade de regiões vitivinícolas, incluindo diversas e célebres Denominações de Origem.
O vinho italiano é famoso há vários séculos, tanto que acredita-se que durante o Império Romano, os vinhos da Campania, em especial um denominado Falerno, era um dos mais aclamados do mundo.
LEIA TAMBÉM: Itália tem nova DOCG reconhecida
Na Toscana, por exemplo, estão as famosas Chianti, Brunello e outras célebres denominações de origem. Já na Sicília, a famosa ilha na ponta na bota, é lembrada pelo clássico vinho doce italiano, o Marsala. Ali perto, Puglia é famosa por seus Primitivos.
Já perto da cidade de Trento, produz-se alguns dos melhores espumantes da Itália. Outros grandes espumantes estão na região da Lombardia, que abriga, entre outras denominações de origem, a de Franciacorta, o famoso “corte francês”, com seus espumantes inspirados em Champagne.
LEIA TAMBÉM: Autoridades incentivam produção de vinho em Molise, na Itália
O Piemonte, mais exatamente, nas montanhas ao redor de Alba, ficam as célebres regiões de Barolo e Barbaresco, com seus impressionantes vinhos. E no centro da Itália, na Úmbria e sul de Perugia está a região de excelência de Montefalco.
Por fim, no coração do Vêneto, perto de Verona, encontra-se as denominações de origem como Valpolicella e Amarone, por exemplo.