Agência imobiliária especializada revela pesquisa de valores e quanto custa um vinhedo nos mais badalados terroirs da França
André De Fraia Publicado em 28/08/2022, às 09h25
Quanto custa um vinhedo? Para enófilos que sonham em produzir vinhos nos terroirs mais badalados da França, essa pergunta pode estar na cabeça como um sonho distante ou até quem sabe realizável.
Para realizar o sonho de ser proprietário de uma vinícola é preciso começar encontrando o terroir perfeito.
Nada melhor do que buscar em um dos maiores e mais tradicionais produtores do mundo, a França. País escolhido por diversas celebridades mundo afora como George Clooney e o ex-casal Jolie-Pitt.
Um levantamento feito pela Safer, uma agência imobiliária com especialidade no ramo, mostrou quanto custa um hectare em diferentes terroirs franceses.
E a diferença é gigantesca!
Lembrando que um hectare em algumas regiões – que possuem leis para garantir a qualidade do vinho em detrimento à quantidade – produz no máximo algo em torno de 3.500 litros de vinhos, ou seja, menos de 5.000 garrafas por safra.
Vamos aos valores:
A região é uma das mais caras da França. Mas os valores variam muito.
Enquanto em Pauillac um hectare é vendido em média por 2,8 milhões de Euros e Pomerol os valores chegam em 2 milhões de Euros, áreas como Saint-Émilion o custo do hectare é de 300 mil Euros.
Segundo o levantamento da Safer, a diferença entre os terroirs se deve por questões de oferta e demanda de terras como em qualquer local do mundo, mas também ao cenário do vinho. Afinal, a margem esquerda de Bordeaux e alguns especiais da margem direita – como Pomerol – possuem nomes grandes no mundo do vinho e isso aumenta consideravelmente o valor por hectare.
Aqui também há muita diferença.
Claro, afinal há grandes diferenças entre regiões e dentro das regiões entre seus vinhedos.
E não adianta, por mais que alguns Premier Crus sejam tão bons, muitas vezes melhores que Grand Crus, esses últimos ainda são os mais caros.
Um hectare de um vinhedo classificado como Grand Cru nas regiões mais nobres da Borgonha está valendo a bagatela de 6,765 milhões de Euros!
Em aéreas onde o vinho branco é majoritário o valor é menor, um hectare pode ser comprado 1,69 milhão de Euros, uma diferença significativa.
Um dos locais onde os valores são mais estáveis nos últimos anos.
A clássica denominação no vale do Rhône custa para seu futuro proprietário 450.000 Euros por hectare.
Segundo o relatório, o preço não sofreu grandes alterações na última década.
Local preferido das celebridades, a região tem preços bem mais módicos.
Na região de Var, onde fica o Château Miraval de Jolie-Pitt e o Domaine du Canadel de Amal e Goeroge Clooney, um hectare está custando o valor de 60 mil Euros.
Já na Côtes de Provence, principal região produtora de vinhos rosés da Provence – e uma das maiores do mundo – o hectare já sobe um pouquinho para os 100.000 Euros!
Fora das grandes zonas vitivinícolas as ofertas são maiores e os preços, consequentemente, menores.
Na maior zona produtora o Languedoc-Roussillon o preço pode chegar a menos de 15 mil Euros o hectare.
E não se engane, essas regiões novas na França tem seus benefícios. A falta de regras é um prato cheio para o uso da imaginação do enólogo e vários grandes vinhos estão surgindo nessa região.