Almanaque do vinho

Além do Oscar em 2020, Brad Pitt vem ganhando prêmios com... vinho!

Numa parceria com a tradicional Família Perrin, ele decidiu: só quer fazer vinhos rosados

por Robert Haulfoun e André De Fraia

Brad Pitt e Marc Perrin nos vinhedos em Provence

O responsável por isso é a bem-sucedida parceria com a Família Perrin, do Château de Beaucastel, no Vale do Rhône, na França. O ator definiu: na Jolie-Pitt & Perrin gostaria de fazer vinhos rosados de alta gama, a partir de vinhedos na Provence e em Champagne. Veio, então, o Miraval Rosé e alguns prêmios na esteira. A safra 2016, por exemplo, recebeu robustos 92 pontos na degustação da Revista Adega.

A safra 2018, até o fechamento desta reportagem (abril’21), está à venda em versão de 1,5 litros no site da importadora World Wine.

Ano passado, o mundo entrou em polvorosa com o lançamento do Champagne Fleur de Miraval, róse, da única vinícola dedicada exclusivamente a rosés, em Champagne.

Foram 5 anos de trabalho até que chegaram num blend com 75% de Chardonnay e 25% de Pinot Noir, envelhecido por três anos. O vinho, diz a vinícola, tem a missão de capturar a mineralidade e salinidade da Chardonnay com a cor e os aromas da Pinot Noir.

A propriedade da vinícola Miraval

A vinícola nasceu em 2012 quando o então casal Angelina Jolie e Brad Pitt compraram a propriedade de 500 hectares na vila de Carrens do músico de jazz Jacques Loussier, falecido em 2019. Ele havia transformado o château da propriedade em um conhecido estúdio onde artistas como Sting e Pink Floyd chegaram a gravar.

Sobre o ex-casal, embora o relacionamento tenha chegado do fim no ano em que entraram no mundo do vinho, ambos continuam juntos no negócio, apesar dos rumores sobre o contrário. Angelina Jolie e Brad Pitt vêem a vinícola como parte da herança que ficará para os seus seis filhos.

» Com tecnologia disponível, porque ainda pisamos em uvas para produzir vinhos?

» Vinho e risoto: porque eles foram feitos um para o outro

» Qual é a taça que devo escolher? Há um modelo para cada tipo de vinho

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas