Mercado paralelo para vinhos da Itália cresceu mais de 100 vezes na última década
Redação Publicado em 15/12/2019, às 11h00 - Atualizado às 11h42
Os Supertoscanos e os produtores de Barolo e Barbaresco foram os destaques
Segundo dados da Liv-ex, o número de vinhos italianos comercializados aumentou 1.500% em 10 anos. Em valor, o mercado passou de £ 2 milhões para £ 5 milhões desde 2015. Em um recente relatório detalhado sobre o crescimento e o progresso dos rótulos de vinhos italianos, a Liv-ex disse que: “Os participantes do mercado demonstraram maior comprometimento com o mercado italiano, como demonstrado pela crescente exposição: o valor crescente de lances e ofertas”.
+ Como decifrar rótulos italianos?
+ Os mais buscados no Liv-ex em 2018
+ O melhor do vinho italiano em Piemonte e Toscana
Como Bordeaux diminuiu um pouco desde 2011, outros países e regiões conquistaram uma fatia maior do mercado. Outras regiões francesas, especialmente Borgonha e Champanhe, foram as principais beneficiárias, mas também as regiões italianas – principalmente os Supertoscanos, e ainda os produtores de Barolo e Barbaresco.
Desde 2015, o volume e o valor dos vinhos italianos negociados na Liv-ex aumentaram enormemente. A Itália é agora o terceiro grupo mais ativo depois de Bordeaux e Borgonha, com uma participação comercial de valor de 8,5% atualmente – em comparação com menos de 2% em 2010.
+ Vinhos italianos avaliados pela ADEGA
+ Dados apontam que vendas de vinhos em primeur de Bordeaux 2018 foram irregulares