Negociants de Bordeaux ficaram frustrados com preços
por Redação
Vendas de vinhos Bordeaux passaram por altos e baixos em 2018
As vendas de vinhos Bordeaux en primeur 2018 atingiram um total de £ 80 milhões nos 20 maiores comerciantes do Reino Unido – dentro da base de membros da Liv-ex. Isso representa uma média 60% acima em relação a 2017, mas uma queda de 12% em relação à safra de 2016, que se tornou uma referência para muitos durante a campanha de 2018. As vendas por volume neste grupo caíram 40% em média em relação a 2016.
+ Bordeaux: o terroir da excelência
+ O papel dos négociants no comércio de vinhos de Bordeaux
+ Sindicância busca indícios de fraude em rótulos de vinhos de Bordeaux
Embora esses números não representem todo o mercado, eles mostram como os comerciantes ficaram com o pé atrás apesar de a safra ter sido descrita como brilhante em alguns lugares, mas sem a homogeneidade dos anos realmente bons. “Alguns comerciantes do Reino Unido registraram vendas recordes, mas outros cresceram apenas 30% em relação ao ano passado”, disse o cofundador da Liv-ex, Justin Gibbs.
Uma grande frustração dos negociantes foi o preço, de acordo com o Liv-ex e o grupo de análise Wine Lister. “2018 chegou ao mercado em média 1% acima do preço de mercado atual de 2016, apesar de 2016 – uma das safras do século – estar fisicamente disponível”, apontou a Wine Lister. Alguns vinhos de 2016 praticamente não mudaram de preço entre a liberação de primeur e o engarrafamento, incentivando os colecionadores a esperar até que o vinho seja provado novamente, agora na garrafa.
+ Os mais buscados no Liv-ex em 2018