As características únicas desta casta fazem com que ela seja uma perfeita combinação para vários tipos de queijos
Redação Publicado em 01/11/2020, às 10h45
Sauvignon Blanc traz sua acidez e aromas únicos para a harmonização com queijos
Casta conhecida pelas notas herbáceas e a acidez equilibrada que tornam os Sauvignon Blancs excelentes escolhas para acompanhar queijos.
No Vale do Loire, temos as clássicas regiões de Sancerre e Pouilly-Fumé, onde essa casta branca produz alguns de seus melhores exemplares e, por lá, esses vinhos costumam acompanhar os pratos de queijos, especialmente os de cabra.
Dificilmente um Chabichou du Poutou, um Crottin de Chevignol ou um Valençay é servido longe de uma taça de Sauvignon Blanc, que oferece o equilíbrio necessário para a textura e os aromas desses queijos.
Você também poderá acompanhar os mais pastosos, estilo Boursin, e melhor ainda se eles forem temperados com algumas especiarias verdes que vão ressaltar o que há de melhor nos Sauvignon Blancs.
Experimente então combinar os vinhos mais frescos com os queijos mais sutis e os mais encorpados com os de maior presença, como Camembert, e até mesmo alguns de massa dura, como Pecorino (alguns temperados com ervas!) ou parmesão.
FAMILLE BOUGRIER TOURAINE SAUVIGNON BLANC 2018 - AD 89 pontos
Famille Bourgrier, Loire, França (World Wine). Branco elaborado exclusivamente a partir de Sauvignon Blanc, sem passagem por madeira. Mostra frutas brancas e cítricas seguidas de notas florais, salinas e de ervas frescas. Um bom exemplo do estilo frutado e refrescante dos vinhos dessa denominação, que prima por vinhos leves e de pulsante acidez como esse. Álcool 12,5%.
Quer mais dicas? Confira aqui os melhores Sauvignon Blancs que a ADEGA já degustou.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui