Quem mexeu no meu vinho?

Riesling e Gewürztraminer, como harmonizar brancos aromáticos com queijos

Uvas típicas de clima frio são excelentes companhias para diversas variedades de queijos

por Redação

Queijo curado com Riesling ou Gewürztraminer?

Há diversas castas brancas que congregam frescor e aromas que podem abarcar uma infinidade de combinações com queijos, mas uma das mais ecléticas certamente é a Riesling. Ela pode ir desde a leveza extrema até a imponência de um doce de grande evolução.

LEIA MAIS

» Chardonnay com qual queijo?

» Chenin Blanc e sua infinidade de queijos irmãos

Mas mesmo os Rieslings mais sutis oferecem um ecletismo ímpar, especialmente ao lado de queijos. Eles podem harmonizar desde os mais frescos e ligeiros até os mais curados e intensos.

Um Riesling fresco e seco vai acompanhar desde Cottage até Pecorino, passando por Maasdam, Edam, Emmental e outros de textura semelhante. Se optar por um estilo meio seco, as melhores opções certamente virão com alguns mais salgados como Manchego, Grana Padano, e até azuis (Edelpiz, Bleu d'Auvergne etc.).

No entanto, para esses últimos, especialmente os mais intensos, tais como Gorgonzola e Roquefort, vale a pena ir para os Rieslings com estilos ainda mais doces como Ausleses, por exemplo.

A Gewürztraminer, mais aromática, comporta-se de maneira semelhante, com seus aromas dando um toque ainda mais especial em alguns casos.

Sugestão da ADEGA

BALTHASAR RESS RIESLING KABINETT TROCKEN 2016 - AD 93 pontos 

Balthasar Ress, Rheingau, Alemanha (World Wine). Leves 11,5% álcool. No nariz, mostra-se um vinho a ser levado a sério. Começa se apresentando com um defumado, mineral e com aromas terciários. Com um minuto em taça, este camaleão exibe aromas medicinais, perfil minerais e linda fruta, que vai da pera ao maracujá com deliciosa acidez. Outra prova de que sem passagem por madeira um vinho pode alcançar grande complexidade e capacidade de evolução. Este vai brilhar no mínimo até 2026. Esta complexidade vem das uvas maduras vinificadas em seco, a magia nos Riesling Kabinett. 

Quer mais dicas? Confira aqui os melhores Rieslings já degustados pela ADEGA e aqui os Gewürztraminers.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas