A casta é portuguesa, mas ela já está sendo utilizada até em Bordeaux
Redação Publicado em 17/07/2021, às 12h43 - Atualizado às 13h19
O nome da Touriga Nacional foi devido à cidade de Tourigo
Uma das uvas mais vinculadas ao terroir português é, sem dúvida, a Touriga Nacional, uma variedade que se apresenta de norte a sul do país ibérico com grandes resultados.
Acredita-se que a Touriga Nacional tenha se originado no Dão e foi mencionada pela primeira vez em 1822.
O nome foi devido à cidade de Tourigo no distrito de Viseu.
De acordo com análises de DNA, a Touriga Nacional e a Marufo são pais de outra Touriga, a Franca (também chamada Francesa), encontrada no Douro. E ela também tem relação parental com mais uma Touriga a Touriga Fêmea.
Por ser uma variedade fértil, robusta e vigorosa, e ao mesmo tempo com frutos de casca grossa, ela tem tido boa adaptação em regiões quentes e vem sendo testada em locais que têm sofrido com o aquecimento global.
Antes de ser ligada aos grandes tintos, a Touriga Nacional já fazia parte do Vinho do Porto
Recentemente, Bordeaux aprovou o uso de Touriga Nacional em seus vinhos.
Aliás essas características levaram a casta portuguesa ao mundo todo! Além de Portugal, onde ela é cultivada desde o Douro até o Algarve, encontram-se vinhos de Touriga Nacional na região espanhola do Priorat, na Califórnia, no Brasil ela está do Sul ao Nordeste, na Argentina e até na Nova Zelândia.
Apesar da Touriga Nacional ser a uva mais ligada aos grandes tintos portugueses, ela fez fama no blend dos Vinhos do Porto. Sua tanicidade e alguns aromas florais, como violetas, por exemplo, são marcas registradas da casta.
Quer conhecer mais esta casta?
Veja abaixo algumas dicas e clique aqui para ver os vinhos com Touriga Nacional pontuados das melhores importadoras do Brasil.
Um vinho longo, profundo, com toques salinos e de grafite. Um grande vinho. Ótimo exemplo de tinto opulento, untuoso sem jamais perder a elegância.
Apesar dos taninos firmes e da ótima acidez ainda tem pelo menos mais dez anos pela frente!
Um grande vinho e um vinho grande em todos os aspectos. Impressiona pelo volume de boca, pela densidade, pelos taninos firmes e finos, tudo mostrado de forma harmoniosa e precisa, mas sempre dentro de um contexto de opulência e de untuosidade.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui