A Conferência Internacional de Enoturismo será realizada na Bulgária em 2024

por Silvia Mascella
O enoturismo é uma atividade em constante crescimento nas últimas décadas. Gera empregos, renda e atrai olhares (e paladares) para muitos destinos. Os tradicionais buscam se reinventar e trabalhar nos novos modelos mais conectados e do 'turismo de experiência', os países e regiões de produção mais nova saem na frente, pois surfam numa onda que já vem com várias soluções e outros países, ainda, se redescobrem como destino enoturístico.
É o caso dos países do leste europeu, que vêm se posicionando como excelentes destinos turísticos e também para apreciadores de vinhos, como a Romênia, a Croácia e a Bulgária, país sede da próxima edição da Conferência Internacional de Enoturismo, que acontecerá na cidade histórica de Plovdiv, nos dia 9 e 10 de abril de 2024.
LEIA TAMBÉM: Festival de Vinho do Gelo no Canadá em janeiro de 2024
A Conferência, que está em sua 15a edição, já foi sediada em Tarragona (Espanha), no Porto (Portugal) e na Sicília (na Itália) entre outros países. Nos dias do evento milhares de profissionais do turismo, do vinho e da gastronomia, se encontram para discutir e compartilhar estratégias e perspectivas (além de degustações e workshops) do enoturismo, que atualmente precisa abordar também as práticas de sustentabilidade e de conectividade virtual.

A Bulgária pode não parecer uma escolha óbvia para sediar um evento de enoturismo, no entanto, o país tem 280 vinícolas oficialmente registradas em todo o território, além de muita produção artesanal regional histórica. A maior parte da produção de vinhos do país ainda é consumida pelos próprios habitantes (80%) e o território possui muitas uvas locais das quais poucas pessoas - especialmente fora da Europa - nunca ouviram falar, como as tintas Mavrud, Melnik e Ruen e as brancas Dimyat, Misket e Tamyanka.
LEIA TAMBÉM: Praga ameaça vinhedos de Champagne Bollinger
As duas maiores regiões produtoras do país dividem o território praticamente na metade (norte e sul), mas existem também várias pequenas regiões que dão brilho ao cenário e oferecem locais não apenas para degustar vinhos diferentes, como também para conhecer a rica história e cultura do país, localizado nas margens do Mar Negro.

Uma curiosidade: o território da Bulgária foi (ao longo da história) disputado pelos povos eslavos e otomanos. Dessa mistura (e da proximidade com a Grécia) restaram algumas tradições pagãs, como Zagreus, o deus dos Trácios, correspondente local de Dionísio. Vários tesouros desse povo - que deu origem aos búlgaros - são ligados ao vinho, sua produção e acessórios.
+lidas

Morre Benjamín Romeo, nome histórico do vinho de Rioja

Corrida entre vinhedos movimenta enoturismo na Serra Gaúcha

Douro vai além do vinho do Porto com grandes tintos

Conheça os tipos de recipientes de fermentação do vinho

Confira os dados do primeiro semestre do mercado brasileiro de vinhos e espumantes