Objetivo é fortalecer a cadeia produtiva brasileira, ao facilitar logística e reduzir custos
por Redação
Um laboratório de análise de vinhos será construído no Distrito Federal, fruto da parceria entre a Anprovin (Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que investirá R$ 3,4 milhões no projeto, cujo lançamento aconteceu na segunda-feira (16.dez.2024), em Brasília (DF).
O novo espaço ficará no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a cerca de 60 km da capital nacional. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da bebida e tornar o setor mais competitivo, ao oferecer uma série de serviços, facilitar a logística – visto que os laboratórios estão concentrados no Sul do país – e, assim, reduzir custos.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A promessa é que o Laboratório de Certificação de Vinhos do Distrito Federal seja equipado com tecnologia de ponta e faça análises físico-químicas e sensoriais dos vinhos. O foco é a produção vinícola de inverno pelas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Dentre os benefícios esperados com a construção do novo local estão:
LEIA TAMBÉM: Em expansão internacional, Miolo compra vinícola na Argentina
“Este laboratório impulsionará a inovação e a competitividade das vinícolas brasileiras, permitindo que os produtores de outras regiões do Brasil alcancem novos patamares de excelência”, afirmou Ricardo Cappelli, presidente da ABDI. A agência não divulgou quando o espaço deve ficar pronto para uso.
+lidas
Imitação do Petrus? Justiça proíbe vinho de comediantes brasileiros
1 milhão de garrafas de Brunello di Montalcino falsificadas
Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera