Objetivo é fortalecer a cadeia produtiva brasileira, ao facilitar logística e reduzir custos
por Redação
Um laboratório de análise de vinhos será construído no Distrito Federal, fruto da parceria entre a Anprovin (Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que investirá R$ 3,4 milhões no projeto, cujo lançamento aconteceu na segunda-feira (16.dez.2024), em Brasília (DF).
O novo espaço ficará no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a cerca de 60 km da capital nacional. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da bebida e tornar o setor mais competitivo, ao oferecer uma série de serviços, facilitar a logística – visto que os laboratórios estão concentrados no Sul do país – e, assim, reduzir custos.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A promessa é que o Laboratório de Certificação de Vinhos do Distrito Federal seja equipado com tecnologia de ponta e faça análises físico-químicas e sensoriais dos vinhos. O foco é a produção vinícola de inverno pelas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Dentre os benefícios esperados com a construção do novo local estão:
LEIA TAMBÉM: Em expansão internacional, Miolo compra vinícola na Argentina
“Este laboratório impulsionará a inovação e a competitividade das vinícolas brasileiras, permitindo que os produtores de outras regiões do Brasil alcancem novos patamares de excelência”, afirmou Ricardo Cappelli, presidente da ABDI. A agência não divulgou quando o espaço deve ficar pronto para uso.
+lidas
Dom Pérignon lança Rosé 2008, o vinho que marca a "nova era" da Maison
Quais são os tipos de perfume Malbec?
Banco de vinhas antigas já conta com mais de 4.000 registros ao redor do mundo
Consumo moderado de vinho aumenta o desejo sexual das mulheres
Vinho e risoto: porque eles foram feitos um para o outro