Em expansão internacional, o grupo Miolo comprou a Bodega Renacer, que fica na cidade de Luján de Cuyo, a cerca de 20 km de Mendoza, na Argentina. Com a aquisição da vinícola, a empresa brasileira chega ao 5º terroir produtivo e à primeira atuação fora do Brasil. A operação comercial foi anunciada na quinta-feira (12.dez.2024).
Localizada na primeira Denominação de Origem argentina, a vinícola fica aos pés da Cordilheira dos Andes, em uma propriedade com 30 hectares de vinhedos – alguns com mais de 70 anos, segundo a Miolo. Construída em 2003 pelo chileno Patricio Reich, a Bodega Renacer tem certificação de vinhas biológicas desde 2021.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Paralelamente à produção de vinhos, a aquisição também representa uma expansão nas atividades de enoturismo do grupo, ao oferecer diversas experiências como visitas, degustações, piqueniques e passeios pelos vinhedos. No campo da gastronomia, o Restaurante Renacer aparece no Guia Michelin 2024.
“É um passo importante na internacionalização da empresa e na expansão de um novo terroir. Por meio da compra, também mantemos viva a nossa essência de viticultores ‘desbravadores’, que tem origem em 1897, quando Giuseppe Miolo (italiano) chegou ao Brasil”, afirmou Adriano Miolo, diretor-superintendente do Miolo Wine Group.
LEIA TAMBÉM: Descubra quais vinhos harmonizam com a parrillada argentina
Até então, o grupo atuava apenas em território nacional, com presença em quatro localidades: em Candiota (RS), com a Vinícola Seival; em Casa Nova (BA), com a Vinícola Terranova; e em Santana do Livramento (RS), com a Vinícola Almadén. Além da própria Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.
Com uma produção de aproximadamente 2 milhões de garrafas, a Bodega Renacer é conhecida por produzir tanto vinhos varietais quanto blends – presentes em mais de 40 países atualmente. O Guia Descorchados 2024 degustou seis rótulos da vinícola, que receberam de 90 a 94 pontos. Confira abaixo:
- Renacer Cabernet Franc 2020 | 94 PTS
Uma excelente abordagem de Cabernet Franc, oferece uma visão fresca no meio de um ano muito quente, como foi 2020. As notas herbáceassão são sentidas em meio a frutas vermelhas confitadas e especiarias, e a trama de taninos é firme e de textura afiada, apoiada em uma acidez que se sente penetrante e ajuda a refrescar. Um vinho com sabores profundos para pato laqueado. Este vem 70% da área de Vista Flores e os outros 30% de Perdriel, envelhecido em barricas durante dois anos.
- Renacer Malbec 2020 | 93 PTS
Para Renacer, a vinícola seleciona vinhedos, principalmente no Vale de Uco (60% do blend) e de áreas como Altamira, El Cepillo e La Consulta. Os 40% restantes vêm de Perdriel. Foi envelhecido durante 20 meses em barricas (10% carvalho novo) e isso deu um extra de complexidade, mas também acrescentou toques de madeira que, em um ano quente como 2020, agregam estrutura necessária para suportar a voluptuosidade. É um vinho bem equilibrado, suculento e pronto agora para carne grelhada.
- Renacer Dark Matter 2019 | 92 PTS
Este vinho de Renacer corresponde, em linhas gerais, ao que a vinícola tem no vinhedo de Perdriel, a base de seus vinhos na D.O.C. Luján de Cuyo, aqui com 60% Malbec, 20% Cabernet Sauvignon e 20% Cabernet Franc, com cerca de 26 meses de envelhecimento em barricas. É um estilo maduro e potente, de sabores doces, de muita concentração e sabores suculentos. Um para os dias frios de inverno. Vão precisar de todas estas calorias.
- Punto Final Reserva Cabernet Franc 2021 | 91 PTS
A safra 2021 tem sido pródiga em vinhos frutados e frescos e, dentro do estilo de Renacer, aqui é fortemente sentida em um vinho delicioso em frutas vermelhas, muito herbáceo, que é algo genético da variedade. Os taninos são firmes e afiados e a acidez é suculenta, alguns detalhes que fazem pensar em comida. Metade deste vinho vem de Perdriel e a outra, de Vista Flores, no Vale de Uco. Foi envelhecido em barricas durante um ano.
- Punto Final Reserva Malbec 2021 | 90 PTS
Neste Malbec há uvas de duas origens: 60% de Perdriel, na tradicional Luján de Cuyo, e o restante na área de El Cepillo, ao sul do Vale de Uco. É um vinho com sabores suculentos de frutas vermelhas e negras, a madeira (12 meses) adiciona aromas defumados e tostados em um Malbec simples e pronto para o churrasco.
- Renacer Rosé Bequignol 2023 | 90 PTS
Bequignol é uma variedade pouco difundida na América do Sul, com poucos hectares na Argentina e um par de exemplos, um deles é este rosé da área de Agrelo, prensado com cachos inteiros.