Meio-ambiente

Área com vinhedos orgânicos cresce cinco vezes em 17 anos na Alemanha

Terrenos com esse cultivo representam cerca de 12% da área total de videiras

Imagem Área com vinhedos orgânicos cresce cinco vezes em 17 anos na Alemanha

por Redação

A área cultivada com vinhedos orgânicos na Alemanha cresceu cinco vezes de 2004 a 2021 e corresponde a cerca de 12.500 hectares – o equivalente a 12% de todos os terrenos plantados com videiras no país. As informações são do Instituto Alemão do Vinho (DWI, na sigla em alemão), que representa o setor vinícola.

Nesse tipo de cultivo, o objetivo é manter um ecossistema equilibrado e promover a biodiversidade local. Por isso, tem processos específicos, como a plantação de outras espécies de plantas entre as videiras. O uso de pesticidas, fertilizantes e herbicidas de origem química é totalmente proibido.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Desde 2012, a União Europeia também possui um regulamento que abrange, inclusive, a elaboração dos vinhos. Em comparação com a produção tradicional, os orgânicos devem ter um menor grau máximo de enxofre, por exemplo. Além disso, qualquer engenharia genética nas leveduras não é permitida.

Recentemente, um novo biofungicida, chamado Mevalone, foi aprovado pelo Instituto de Pesquisa da Agricultura Orgânica (Filb, na sigla em alemão), para uso em plantações orgânicas da Alemanha. O produto ajuda a prevenir as plantas do fungo que causa o mofo cinza nos cachos de uva (Botrytis cinerea).

LEIA TAMBÉM: Riesling, uma uva e muitos estilos de vinho

Conforme publicado no site The Drinks Business na sexta-feira (13.dez.2024), a eficácia do composto é de quase 58%, um pouco menor em comparação à dos sintéticos (62%). Apesar disso, a expectativa é que o fungicida encoraje mais produtores a adotar a produção orgânica no país, ao contribuir para evitar baixos rendimentos.

Os benefícios podem extrapolar a produção de uva e colaborar para a concretização da “Estratégia Orgânica Alemã 2030”, que visa romper as barreiras e estruturar toda a cadeia produtiva, com o objetivo de que 30% de todas as terras agrícolas do país sejam cultivadas organicamente até 2030.

ABAIXO, OS MELHORES VINHOS DA ALEMANHA RECÉM-DEGUSTADOS ⬇ 

palavras chave

Notícias relacionadas