Café - 13.Mai - Cafeína

Beber café ajuda a diminuir erros no trabalho

por Redação

Segundo pesquisadores do London School of Hygiene and Tropical Medicine, em Londres, tomar café no horário do expediente ajuda os funcionários noturnos a cometer menos erros por falta de atenção.

Os trabalhadores noturnos são os que mais cometem erros, já que o corpo tende a diminuir o estado de alerta durante a noite, o que causa sonolência e aumenta a possibilidade de desatenção e pode ser fatal para algumas profissões como motoristas e médicos.

Por isso, o estudo, publicado pela revista Cochrane Database of Systematic Reviews analisou os resultados de 13 testes sobre os efeitos da cafeína no desempenho desses profissionais.

Os voluntários (entre 20 e 30 anos) foram divididos em dois grupos. O que ingeria café e outras bebidas contendo cafeína, e o grupo dos que não ingeriam. No final, ficou comprovado, inclusive neurologicamente, que aqueles que tomam cafeína têm menos chances de cometer erros do que os demais.

Também foi verificado uma melhora nos resultados de outros testes como de memória, atenção, percepção e raciocínio -provas que ajudam a verificar a propensão a cometer falhas simples.

Katherine Ker, que liderou o estudo, afirmou que "os resultados mostraram que a cafeína pode reduzir o número de erros e melhorar a capacidade cognitiva dos trabalhadores".

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Tomar café pode ser benéfico para pessoas com problemas cardíacos
+ Exportações brasileiras de café crescem 8,3% em abril
+ Peru espera exportar 5 mil toneladas de "café femenino"
+ Cuba estabelece programa de desenvolvimento para a cafeicultura
+ Itália celebra II Dia Nacional do Expresso e do Capuccino

palavras chave

Notícias relacionadas