Mundovino

Contrabando de vinho gera notícias surpreendentes no Brasil e nos Estados Unidos

No Brasil agente quase é atropelado em operação. Em Michigan, EUA, quase 160 mil garrafas vendidas em três meses entraram ilegalmente

por André De Fraia

Agente da PRF vistoria os carros apreendidos com 744 garrafas de vinho

Uma nova apreensão de vinhos argentinos contrabandeados foi feita na cidade de Mafra, estado de Santa Catarina.

» Pandemia traz uma constatação, portugueses não bebem tanto vinho assim

A novidade da vez foi que, ao perceber a operação, o motorista que transportava parte das 744 garrafas da bebida tentou fugir e quase atropelou um dos agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Um segundo carro que estava junto e continha parte da carga também foi parado.

Os dois motoristas abandonaram os veículos e a carga e fugiram para uma mata às margens da rodovia BR-116 onde foi feita a apreensão.

Ambos ainda não foram encontrados e a carga foi entregue à Receita federal em Curitiba. Lembrando que a lei permite o transporte sem necessidade de declaração aos órgãos competente de até 12 litros por pessoa.

Claro que o contrabando não é um problema apenas do Brasil.

A Associação de Atacadistas de Cerveja e Vinho do estado de Michigan, nos Estados Unidos, revelou essa semana que um estudo feito sobre as vendas de bebida alcóolica entre janeiro e março de 2020, descobriu que mais de um terço das vendas no período foram de garrafas que entraram ilegalmente no país.

» 10 vinhos brasileiros que você precisa conhecer

Ao todo 159.152 garrafas das pouco mais de 410 mil vendidas nos três meses eram fruto de contrabando. Parece muito, mas segundo os órgãos de controle do Michigan, esse valor representa uma leve queda frente aos últimos anos quando as vendas de garrafas que entraram ilegalmente no estado passaram dos 40%.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas