Beber Vinho Diminui o Risco de Depressão

Estudo da Universidade de Navarra acompanhou por 7 anos mais de cinco mil pessoas entre 55 e 80 anos

por Redação

Pessoas na contraluz

Um estudo publicado recentemente no BMC Medicine Journal, feito pelos pesquisadores da Universidade de Navarra (Espanha), acompanhou durante sete anos 5.505 homens e mulheres entre 55 e 80 anos para saber os efeitos protetores do consumo de pequenas doses de álcool, principalmente vinho, na prevenção da depressão.

As conclusões apontaram que o vinho oferece o mesmo tipo de proteção contra a depressão que contra as doenças coronarianas. Miguel A. Martínez-González, principal autor do estudo comenta: "Na verdade, acredita-se que a depressão e as algumas doenças coronarianas tem mecanismos parecidos de atuação e que pequenas quantidades de álcool consumido sistematicamente- em indivíduos sem problemas de saúde associados aos seu consumo - podem ser benéficos" .

Os melhores resultados desse estudo - que acompanhou apenas indivíduos sem qualquer histórico de depressão ou de problemas ligados ao consumo de álcool anteriores ao estudo - foram nas pessoas que consumiram entre duas e sete pequenas taças de vinho por semana. Os pesquisadores, no entanto, alertam que por outro lado quem bebe demais aumenta consideravelmente os riscos de sofrer de depressão, além de outras doenças associadas ao excesso de consumo de álcool.

smr

palavras chave

Notícias relacionadas