Mundo Vino

Borgonha aquecida

Dados mostram que a região enfrenta os verões mais quentes já vistos

por Redação

Vinhedos em Montagne de Corton na Borgonha

Segundo dados de um estudo que examina o clima e as datas de colheita com dados que remontam a 1354, os verões quentes que antes eram considerados excepcionais tornaram-se cada vez mais normais para os produtores de vinho da Borgonha, antecipando as datas de colheita. 

LEIA MAIS

» Os segredos dos vinhos da Borgonha

» Borgonha: a célebre região francesa de vinhos

Os anos excepcionalmente quentes e secos no passado foram extremos, mas se tornaram a norma desde a transição para o aquecimento rápido em 1988, disseram pesquisadores ao jornal da União Europeia de Geociências. E, segundo eles, atemperaturas mais altas levaram a datas de colheita antecipadasemCôte dOr. “De 1354 a 1987, as uvas foram colhidas em média a partir de 28 de setembro. Nos últimos 31 anos, de 1988 a 2018, as colheitas começaram 13 dias antes”, afirmam.

Os pesquisadores estabeleceram uma ligação entre uma frequência mais alta de verões mais quentes e secos na Borgonha na última década e o derretimento das geleiras alpinas.Eles também relataram uma correlação entre datas de colheita antecipadas e alta pressão sobre a Europa Central-Ocidental e bloqueio atmosférico sobre a Dinamarca, que disseram estar associados a altas temperaturas.

No entanto, o calor intenso nem sempre significa uma colheita precoce, como muitos produtores de vinho sabem. “Os anos mais marcantes de calor e seca não foram necessariamente os primeiros no ranking das datas de colheita. Notou-se que o desenvolvimento das uvas desacelerou ou até parou durante longos períodos sem chuva e temperaturas máximas extremas, como em 1540 e 1473, disseram os pesquisadores.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas