Cartas

Escreva para redacao@revistaadega.com.br

por Redação

ADEGA 110

Melhores do ano

"Parabéns, revista ADEGA, pela lista dos 100 melhores vinhos do ano. Fico sempre esperando ansioso por esta edição, pois acho que é uma ótima referência de compras. Sempre faço minha lista de compras baseado no top 100 da ADEGA e, este ano, está novamente especial."

Cláudio G. Santos

Questões

Assino a revista ADEGA há alguns anos e gosto muito de todas as reportagens, bem como seu design e a seção Cave, de avaliações. Escrevo por dois motivos:

1. Tudo o que lemos, aprendemos e degustamos passa por um delicado processo (depois de engarrafado), que é o transporte. E eu conheço um pouco de logística internacional, pois trabalho com produtos químicos, a granel, pós, líquidos etc. Parece que seria de suma importância fazer uma reportagem sobre como estão sendo transportados os vinhos no mundo todo. Por exemplo, enviar por caminhão ou navio, sem refrigeração, compromete totalmente a qualidade do vinho, pois as temperaturas no verão, dentro de um contêiner podem passar de 60°C, e no inverno, no caso de travessia de cordilheira, também pode danificar a qualidade dos vinhos. Se fosse criado um “selo de transporte” para os vinhos, ao invés de cobrar mais pelos importados, todos nós, enófilos, teríamos acesso a uma parte muito importante do processo, que deveria preservar o trabalho, desenvolvimento, tecnologia, qualidade e história de cada vinho, de onde foi obtido e engarrafado.

2. Acredito que seria muito bom criar uma nova seção na revista, do tipo “Confrarias”, em que haveria grupos por afinidades de uvas, país de origem, assuntos técnicos específicos e até harmonizações, utilizando o espaço que todos lemos para enriquecer e compartilhar informações que acabariam criando eventos locais nas cidades onde há maior interesse para desenvolver e aprimorar esses conhecimentos. Espero estar contribuindo para enriquecer ainda mais o conteúdo da revista e parabenizo a todos pelas excelentes reportagens, pela qualidade e variedade dos assuntos.
Mario Solari

Caro Mario, obrigado pelas sugestões e eleogios.

Quinta do Encontro

O local é maravilhoso! Bela arquitetura. Desfrutamos de um delicioso e agradável almoço!
Maria Alice da Silva Ferreira

Passagem bíblica?

Eu aprecio um bom vinho, mas o bom senso nos diz que não devemos acreditar em tudo que ouvimos ou lemos. Pegue a Bíblia em Eclesiástico e verá que esta postagem (“Decidi entregar-me ao vinho e à extravagância, mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que vale a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana”) é inverídica.
Maria Izabel Oliveira

Cara Maria, a passagem existe, sim. Pegue a Bíblia no livro de Eclesiastes, capítulo 2, versículo 3. A tradução pode até estar diferente dependendo da edição, mas que ela existe, existe.

Champagne ou água?

Pode até faltar água, mas não Champagne!
Rosa Abate

Zuccardi

Já tive a oportunidade e o prazer de degustar os vinhos produzidos pela vinícola Zuccardi. Excelente Malbec. Realmente, ele sabe manter comunicação entre a uva colhida no campo e o líquido apreciado pelos deuses.
José Messias Siqueira

Rota do Vinho de Colchagua

Fiz este passeio este ano e foi excelente! A cidade de Santa Cruz é pacata, tem um excelente museu, mas a melhor parte fica por conta das vinícolas! Destaco o tour da Santa Cruz, pelo visual e o teleférico, a Viña Montes, Viu Manent, Lapostolle e Montgras.
Leandro

25 anos de Champagne

Adoro Champagne, coleciono, compro desde os básicos até as cuvées especiais. Entre os que mais gosto estão os Pol Roger Winston Churchill, Perrier Jouët Belle Epoque, Roederer Cristal, William Deutz, entre outras ótimas. Então, fiquei muito feliz de ver uma análise das últimas safras na revista. Tenho algumas garrafas da safra 2002. Já sabia que essa safra era muito especial, mas não consegui guardar muitas garrafas. Uma pena. Tenho algumas ainda da 1996. E vou comprar várias de 2008. Já estou me programando.
Renato Giani

palavras chave

Notícias relacionadas