Enoturismo

Categoria “vinhedos” no Airbnb bate recorde e movimenta mais de 1 bilhão de reais

Dados divulgados pelo Airbnb mostram que apenas na primavera nos Estados unidos, categoria “vinhedos” movimentou 270 milhões de dólares

Propriedade na margem do rio Douro é uma das milhares de opções
Propriedade na margem do rio Douro é uma das milhares de opções

por André De Fraia

A recém-lançada categoria “vinhedos” no Airbnb fez sucesso. A plataforma mostrou em relatório oficial que apenas na primavera nos Estados Unidos, mais de 270 milhões de dólares – aproximadamente 1,4 bilhão de Reais – foram arrecadados pelos anfitriões que estão categorizados como “vinhedos”.

“Os anfitriões que oferecem estadias perto de vinhedos ganharam coletivamente mais de US$ 270 milhões apenas no segundo trimestre de 2022, com um anfitrião individual dos Estados Unidos na categoria de vinhedos ganhando em média mais de US$ 8.000 no mesmo período”, disse o Airbnb em comunicado.

A Califórnia, claro, é o estado que lidera a lista com mais imóveis listados na categoria. O sucesso dos vinhedos no Airbnb não está limitado aos Estados Unidos. Mundialmente já são mais de 120.000 anúncios em diversos países, desde os mais tradicionais, como França e Portugal até alguns mais inusitados como a Croácia!

A nova categoria surgiu depois que uma análise realizada pelo próprio Airbnb mostrou que as estadias em vinhedos, juntamente com outros anúncios diferentes, como casas na árvore e casas históricas, cresceram 120% em 2021 em comparação com 2019, à medida que o mundo começava lentamente a emergir da pandemia de covid-19. 

Enoturismo ganha força

O enoturismo está dentro da categoria do turismo rural, mas as opções que existem pelo mundo nem sempre incluem “sujar os pés de terra”, agradando a vários perfis de viajantes. Há opções para todos os gostos, em cenários bucólicos com o nariz na natureza, ou cheios de modernidade e confortos que todo apreciam.

Pode curtir uma noite em uma barrica por exemplo ou uma bela vinícola na Toscana.

Para os mais exploradores que ficam ligados nas novidades, quem sabe Sicília, Alsácia, ou mesmo a paradisíaca Santorini na Grécia? Opções não faltam! E para escolher seu próximo destino confira nossa seção Turismo com as novidades e locais clássicos onde se pode apreciar um bom vinho e uma bela estadia.

palavras chave

Notícias relacionadas